Motor de avião sobre carro próximo ao Aeroporto de Guarulhos assusta moradores nesta terça-feira

image_pdfimage_print

Cena do vídeo apresentado abaixo – (Imagem: Reprodução / Redes Sociais)

Alguns moradores das imediações do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, se assustaram nesta terça-feira, 10 de outubro, ao verem um suposto motor de avião sobre um veículo em uma das vias do bairro Jardim Presidente Dutra, que fica no alinhamento das cabeceiras 28L/28R do aeroporto.

Os dois vídeos a seguir, que circulam hoje por redes sociais, mostram que ao menos duas pessoas gravaram imagens e compartilharam com seus conhecidos o que acharam ser uma ocorrência aeronáutica no local:

A situação registrada nas imagens acima, porém, não se tratou de uma ocorrência aeronáutica real, mas sim de um exercício simulado realizado por vários órgãos para treinamento.

Conforme informado na quarta-feira da semana passada pela Prefeitura de Guarulhos, nesta terça-feira a Defesa Civil de Guarulhos realizou, com a concessionária GRU Airport, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, um exercício de simulação de queda de aeronave.

A atividade contou também com a participação de diversas entidades ligadas à Prefeitura e às forças de segurança, de prevenção de acidentes e de resgate públicas e privadas do município.

Nesta operação, na parte interna do aeroporto, foi montado um cenário de pouso forçado de aeronave pequena, causado por pane e perda de um dos motores, cuja queda sobre um automóvel causaria, na parte externa do aeroporto, incêndio e danos humanos e materiais associados.

Com tal complexidade de cenário, as partes envolvidas treinaram e capacitaram equipes em diversas etapas de socorro e atendimento a emergências, tais como ajuda a vítimas diretas e combate às chamas na própria aeronave na pista do aeroporto, e também evacuação de prédio público, isolamento de área e coordenação e deslocamento de equipes de resgate.

Duas unidades educacionais da Prefeitura estiveram envolvidas no processo: a EPG Perseu Abramo, na qual foram treinados protocolos de evacuação, e a EPG Mariazinha Rezende Fusari, onde o treinamento foi restrito à coordenação de informações, abordagem às vítimas e orientação à população para evitar pânico.

Participantes

Além da Defesa Civil e da GRU Airport, desempenharam papéis no simulado a Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria de Educação e a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana.

Na esfera estadual participaram a Polícia Militar, a Polícia Técnica, a Polícia Científica, o Corpo de Bombeiros, a Sabesp e o Hospital Geral de Guarulhos. Entre as entidades federais estavam presentes a Polícia Federal do aeroporto, a Polícia Rodoviária Federal e a Agência Nacional de Aviação Civil

Como participantes da iniciativa privada, estavam a Latam Airlines e o Sistema Integrado de Emergência de Guarulhos, um agrupamento de empresas que constitui força-tarefa de pessoal e equipamentos de resgate.

Os dois vídeos a seguir, que circulam hoje por redes sociais, mostram que ao menos duas pessoas gravaram imagens e compartilharam com seus conhecidos o que acharam ser uma ocorrência aeronáutica no local:

Fonte: aeroin.net/e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/10/2023/07:30:38

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: