Mutirão de acesso a direitos para cerca de 400 indígenas começa hoje (16) no Pará
(Arte: MPF-PA)- MPF, Funai e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais e cartórios vão oferecer múltiplos serviços de cidadania a comunidades da região do Médio Tapajós
Sob a coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), instituições públicas e cartórios vão realizar, a partir de amanhã (16), em Trairão (PA), um mutirão para oferecer acesso a direitos a indígenas da região do Médio Tapajós, no sudoeste do Estado. Entre os serviços disponibilizados, estão a emissão de documentação e atendimento jurídico.
O evento, que será na comunidade de Pimental, vai ocorrer até a próxima quinta-feira (18). A expectativa da equipe organizadora é que, durante esse período, os órgãos públicos federais, estaduais e municipais participantes devem atender cerca de 400 indígenas das etnias Munduruku e Apiaká.
Confira a relação de documentações e serviços que serão oferecidos no evento “Acesso a Direitos nos Territórios” e quais as instituições responsáveis por eles:
• Atendimento assistencial: Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi);
• Atendimento jurídico: Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e Ministério Público Federal (MPF);
• Cadastro de Pessoas Físicas (CPF): Receita Federal e Secretaria de Estado de Justiça (Seju);
• Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social de Trairão e de Itaituba;
• Cartão Nacional de Saúde (CNS): secretarias municipais de Saúde de Trairão e de Itaituba;
• Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS): Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Seju;
• Carteira de Identidade (antigo Registro Geral, ou RG): Seju;
• Registro civil: cartórios de Trairão e de Itaituba e Seju;
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ficou responsável por atuar com reforço policial, para a segurança de todo o público atendido.
Fonte: MPF-PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/07/2024/07:40:53
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com