Pará registra número histórico e bate recorde de doação de órgãos e de córneas, segundo Sespa

image_pdfimage_print

Profissionais da saúde em sala de cirurgia. — Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará

Entre os meses de janeiro a abril, foram realizados 190 transplantes, sendo três de fígado, 24 de rim, 163 de córneas. Segundo a secretaria, 100 famílias paraenses autorizaram doações.

Um aumento histórico de doação e transplantes de órgãos e córneas foi registrado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Central Estadual de Transplantes do Pará (CET-PA), nos quatro primeiros meses de 2023. Entre janeiro a abril, foram realizados 190 transplantes, sendo três de fígado, 24 de rim e 163 de córnea.

Segundo a Sespa, estes procedimentos de alta complexidade só foram possíveis de serem realizados devido ao ato generoso de 100 famílias paraenses, que autorizaram as doações. Destas, foram captados 222 órgãos e tecidos, o que resultou em 190 transplantes, superando a marca do mesmo período dos últimos dois anos, de acordo com os registros oficiais.

“Nos primeiros quatro meses de 2021, o Pará realizou apenas três doações; no ano passado, o número subiu para 13. A mudança significativa veio em 2023, com um aumento de 87 doações. Vale ressaltar que em um único doador podem ser captados mais de um órgão”, explicou a secretaria.

Segundo a coordenadora da Central de Transplante, Ierecê Miranda, o Pará teve o melhor quadrimestre da história no número de doadores de órgãos e de córneas. De 2021 para 2022, o índice cresceu 72%, passando de 28 para 101 doadores, e em apenas quatro meses de 2023 foi registrado o mesmo número de doadores alcançado ao longo dos 12 meses do ano passado.

Incentivo às doações

Uma das estratégias adotadas pela secretaria para aumentar o número de doações foi disponibilizar equipes da Central de Transplante para acompanhar os profissionais da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) dentro dos hospitais.

“Com isso, eles podem auditar os prontuários de pacientes críticos para identificar possíveis escapes de potenciais doadores, apontar e elaborar melhorias em conjunto com os hospitais para aumentar as notificações de morte encefálica e, consequentemente, aumentar a doação de órgãos”, disse Ierecê Miranda.

A comissão de doação de órgãos é formada por profissionais do próprio hospital e é responsável por notificar os óbitos à Central de Transplantes, além de conduzir o processo de doação de órgãos.

“A Sespa incluiu a criação da Comissão Intrahospitalar como item obrigatório nos novos contratos com as organizações sociais que administram hospitais estaduais”, pontuou a coordenadora.

Procedimento de transplante de órgãos exige diversas etapas. — Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará
Procedimento de transplante de órgãos exige diversas etapas. — Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará

Outra medida adotada pela Sespa foi retomar a articulação com o Instituto Médico Legal (IML) da capital e o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que visa divulgar e estimular a doação de córneas dentro do próprio Centro de Perícias. O projeto foi iniciado pela Central de Transplantes e conta com o apoio do banco de olhos do Hospital Ophir Loyola.

“Esta parceria vem sendo a grande protagonista do aumento da doação de córneas no estado e é responsável por 89% do total de doadores de órgãos e tecidos efetivados, assim como 86% do total de transplantes realizados neste período de 2023 foram de córneas e 14% de órgãos”, explicou Ierecê.

De acordo com a Sespa, atualmente, 10 comissões e uma Organização de Procura de Órgãos atuam em conjunto com a Central Estadual de Transplantes. “Seja doador de órgãos, avise sua fam

Fonte:G1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/06/2023/08:38:07

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: