Pequeno asteroide quase colide com atmosfera da Terra

image_pdfimage_print

Distância entre o planeta e o corpo celeste foi apenas de 65 mil km, seis vezes menos do que o espaço entre a Terra e a Lua

Astrônomos do observatório Catalina Sky Survey descobriram inesperadamente um pequeno asteroide, o 2017 BH30, que passou nesta segunda-feira muito perto da Terra. A distância entre o planeta e o corpo celeste foi apenas de 65 mil km, o que é seis vezes menos do que a distância entre a Terra e a Lua, equivalendo sensivelmente à altitude em que voam certos satélites.

A informação sobre o incidente foi divulgada pelo Centro de Pequenos Planetas da União Astronômica Internacional. Os pesquisadores estimam que o tamanho do asteroide possa ser entre 3 e 10 metros em diâmetro.

“O asteroide aproximou-se da Terra às 08h00 do horário de Moscou [03h00 de Brasília] e provavelmente os astrônomos amadores podem ter tirado fotos dele — a sua magnitude (brilho) foi cerca de 14.

Este corpo celeste é visivelmente menor do que meteorito de Chelyabinsk e provavelmente ficaria completamente queimado na atmosfera” caso tivesse caído na Terra, contou Phil Plait, astrônomo famoso e popularizador do espaço.

Os cientistas estimam que o corpo em questão é um dos asteroides que não apresenta ameaça à Terra, quer dizer, mesmo que colidisse com o nosso planeta, não causaria nenhum dano.

Fonte: Notícias ao minuto.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: