PF abre inquérito para investigar morte de indígena em área de produção de óleo de palma no Pará

image_pdfimage_print

Plantações de palma no Pará geram conflitos por terra, no que passou a ser chamado de ‘guerra do dendê’ — Foto: Arte/g1

Empresa informou que ‘se coloca à disposição das autoridades e irá colaborar com a elucidação dos acontecimentos’.

A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar a morte de um indígena Turiwara em uma empresa produtora de óleo de palma, entre os municípios de Acará e Tailândia, no nordeste do Pará.

A morte foi confirmada por autoridades federais neste domingo (12). O indígena foi morto e ao menos outros dois ficaram feridos nesta última sexta-feira (10) após entrarem em uma área de disputa de terra entre a empresa Agropalma e comunidades tradicionais – ambas alegam terem o direito à propriedade no local.

O Ministério Público Federal disse que ao tomar conhecimento, ainda na sexta-feira, “requisitou à PF a instauração de inquérito policial para investigação da morte do indígena”.

Em nota, a Agropalma informou que “está aguardando a investigação dos fatos pelos órgãos competentes. A empresa se coloca à disposição das autoridades e irá colaborar com a elucidação dos acontecimentos”.

A região tem histórico de conflito territorial entre comunidade tradicionais e a empresa do ramo de óleo de palma e é chamado de guerra do dendê.

Fonte:  g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 13/11/2023/09:15:36

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: