Polícia Civil de Rurópolis investiga golpes do pix agendado e orienta população para se prevenir

image_pdfimage_print

(Foto:Reprodução) – O fato está se tornando rotina nos grandes centros urbanos, a pessoa chega à restaurantes, lojas de conveniências, distribuidora de bebidas e até salão de beleza passa como cliente idôneo ganha a confiança do vendedor, por já ter quitado o consumo em outras ocasiões, mas sempre de pequenos valores, até realizar uma compra de produtos com valores elevados e ao ficar na posse do bem desaparece, deixando o vendedor desorientado e com grande prejuízo.

Segundo o delegado Ariosnaldo Vital Filho, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a prática criminosa de crime de estelionato que segundo a vítima, dono de uma distribuidora de bebidas do município de Rurópolis, acabou vendendo produtos de sua distribuidora no valor de R$ 1.000,00 mil reais a uma mulher.

Após ganhar a  confiança  do comerciante,  afirmava que o pagamento seria agendado mediante pix para cair em conta naquele mesmo dia da compra. Fato este que não ocorreu, e depois de várias tentativas para fazer contato com a estelionatária a mesma passou a deixar de visualizar e responder as mensagens encaminhadas pelo dono da distribuidora.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher já foi identificada pois já há outro boletim de ocorrência de novembro de 2022 denunciando um empréstimo de aproximadamente de R$ 400,00 reais em que a mesma conseguiu a confiança da vítima alegando que precisava do valor para uma emergência. A estelionatária prometeu que devolveria o valor no outro dia, mas passou a não responder mais as mensagens do credor, inclusive o bloqueando no aplicativo de WhatsApp.

A Polícia Civil informou que a suspeita já foi identificada e está tomando as medidas legais cabíveis em benefícios de suas vítimas, pois mesmo buscando contato com a mulher, cuja a profissão é cantora a mesma se recusa a ser notificada para prestar esclarecimentos nos autos do inquérito policial.

Como agem?

O delegado informou que os autores desse golpe se aproveitam da popularidade do Pix para enganar as vítimas. Os criminosos compram produtos sem realmente efetuar o pagamento e usando comprovantes bancários falsos. O agendamento, em si, não configura golpe, por isso que o credor deve ficar atento a negociação.

A Polícia Civil explica como funciona o golpe e como se prevenir:

A vítima passa o valor de pagamento e a chave Pix para o golpista;
O criminoso, agindo de má fé, após ganhar a confiança do credor agenda o pagamento para horas ou dias depois e cancela a transferência;
O golpista envia o comprovante de agendamento alterado por meio de ferramentas de edição de imagens, fazendo a vítima acreditar que o pagamento foi efetuado;
E o grande prejuízo é que o produto ou serviço é entregue ao golpista, mas o vendedor não recebe o valor acordado.

Orientações

O delegado orienta que o vendedor busque sempre referências do cliente e por se tratar de uma transação instantânea, sempre confira o saldo e desconfie caso o Pix demore a cair em sua conta bancária. Ressalta também que somente entregue os produtos ou serviços após a confirmação de que o valor acordado foi transferido para sua conta. É a melhor forma de venda.

O delegado afirma que o “Golpe do Pix Agendado” configura crime de estelionato, por isso, é necessário fazer um boletim de ocorrência para inícios das investigações o que inclusive pode resultar nas prisões preventivas dos golpistas.

Quem pratica o crime de estelionato pode receber uma pena de reclusão 1 a 5 anos.
Por:Jornal Folha do Progresso em 16/03/2023/09:55:03  com informações da PC/PA

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: