Prefeitura de Terra Santa | PA; declara situação de emergência devido à estiagem extrema
Lagos importantes para pesca em Terra Santa estão secando devido a forte estiagem — Foto: Francisco Santos
Segundo o decreto, 23 comunidades nas zonas de várzea e planalto estão sendo afetadas pelo seca.
A prefeitura do município de Terra Santa, oeste do Pará, declarou, na segunda-feira (30), “Situação de Emergência Nível II” nas áreas afetadas pela estiagem. A medida busca enfrentar os graves problemas causados pela seca dos rios Trombetas e Amazonas, que já ultrapassaram a cota de alerta no município.
Segundo o decreto, 23 comunidades nas zonas de várzea e planalto de Terra Santa estão diretamente impactadas pela seca. A estiagem deste ano, considerada uma das piores dos últimos tempos, secou poços, igarapés e comprometeu o transporte hidroviário, o principal meio de locomoção para muitos moradores.
Moradores dessas comunidades agora enfrentam sérias dificuldades de acesso a alimentos, água e serviços de saúde, além de não conseguirem retirar suas produções agrícolas e levar os filhos à escola.
As áreas afetadas pela estiagem enfrentam também a baixa significativa do nível dos rios Amazonas e Trombetas, além do Lago do Algodoal, o que dificulta ainda mais a chegada de suprimentos e apoio.
De acordo com a prefeitura, todos os órgãos municipais foram mobilizados, sob a coordenação da Defesa Civil, para ações de resposta e reabilitação das áreas atingidas. Além disso, voluntários serão convocados para apoiar as campanhas de arrecadação de recursos e a assistência às comunidades afetadas.
O decreto também autoriza as autoridades competentes a realizar desapropriações em áreas de risco elevado, seguindo os critérios de segurança estabelecidos, e garante suporte à reconstrução em locais mais seguros.
A seca não é um fenômeno isolado de Terra Santa. Toda a região amazônica, que depende de chuvas e dos níveis dos rios, está sendo afetada. Em 2024, centenas de cidades ribeirinhas enfrentam cenários semelhantes aos da crise hídrica do ano passado.
Fonte: G1 SANTARÉM e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 03/10/2024/16:05:24
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com