Sessão da Câmara discute políticas públicas direcionadas à prevenção e combate a AIDS

image_pdfimage_print

online canadian pharmacy store! zoloft cost walgreens . online drugstore, buy zoloft online.

valacyclovir hydrochloride tablets 500 mg generic valtrex no prescription Ana Lúcia, CTA, afirmou que em Santarém, em 2014, 93 homens foram afetados pela doença

Uma sessão de Tribuna Livre realizada na manhã de terça-feira, 02, na Câmara Municipal de Santarém discutiu políticas públicas de prevenção e acompanhamento direcionadas aos portadores da doença sexualmente transmissível HIV/AIDS em Santarém. Participaram da sessão, a professora/enfermeira Eduarda de Oliveira Rosa, a representante da SEMED, Bernadeth Mathias; coordenadora do Centro POP e representante da SEMTRAS; coordenadora Municipal do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA; Ana Lúcia Ferreira; Everton Luiz, vice-presidente e presidente eleito do Movimento LGBT/Santarém; Dra. Olívia Pinheiro, médica do CTA; Luciana Ayres Rosa, representante da Unidade de Referência Especializada de Santarém; Dra. Mariana Quiroga infectologista do Hospital Regional.

cheapest prices pharmacy. instant shipping, generic zoloft alcohol. website valtrex generic walgreens purchase diflucan web linear bell is supported by 

A vereadora Ana Elvira, autora da sessão, falou da justificativa para pedir a audiência. Se referiu ao dezembro vermelho realizado em alusão ao dia primeiro de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids. O objetivo da sessão foi conscientizar e alertar a sociedade, principalmente os jovens, para a gravidade da transmissão do HIV/AIDS.

A idéia é promover a troca de informações e criar um espírito de tolerância social porque o pior mal, pra quem tem a doença, é o preconceito que existe na sociedade. Segundo a vereadora Ana Elvira, existem no país 734 mil pessoas contaminadas pelo vírus, sendo que destas, apenas 80 por cento se tratam. A vereadora lamentou que, em Santarém, muitas grávidas ainda não estejam fazendo o teste antes de ter neném e essa tem sido grande uma grande preocupação.

dapoxetine effect time dapoxetine hydrochloride uses generic dapoxetine

A professora Eduarda de Oliveira Rosa, disse que Santarém tem hoje 413 escolas municipais e a maioria dos estudantes é formada por crianças e adolescentes que são atendidos com programas Saúde na Escola; Projeto Saúde e Educação, onde o tema é abordado como forma de prevenir a doença e evitar que ela se alastre no município.

A Doutora Olívia Pinheiro, fez na ocasião, uma pequena palestra sobre o assunto e apresentou um panorama da doença na região Oeste do Pará. Segundo a infectologista, o número de casos acompanhados no SAE/CTA até outubro/2014 em Santarém foi de 710, sendo 440 homens e 270 mulheres. Na região Oeste do Pará foram registrados 555, sendo que 315 são em homens e 240 (positivos) em mulheres. O total é de 1.265 casos. Vale ressaltar que, em seis anos, houve um aumento 50 por cento do número de casos positivos. A médica informou que, 150 mil pessoas não sabem se são portadores do HIV e que a faixa etária das vítimas é de 15-24anos. Vale lembrar que um terço dos jovens não usa preservativo (38%).

A coordenadora do Centro POP, Bernadeth Gentil, disse que o trabalho da assistência social no município tem contribuído para a atenção a saúde e assistência dos portadores do vírus da AIDS e hepatites virais para que tenham tratamento e acompanhamento como cidadãos de direitos que são e para que possam viver com dignidade. A coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, afirmou que em Santarém, em 2014, 93 homens foram afetados pela doença. O número de mulheres é de 35. Em relação às gestantes, hoje, 22 mães tem o HIV Positivo. Várias ações são desenvolvidas no município como forma de prevenir a doença. Só este ano, 90 AÇÕES e campanhas foram realizadas em todo o município e 158.481 preservativos foram distribuídos.

O vice-presidente e presidente eleito do Movimento LGBT/Santarém, Everton Luiz, lamentou que ainda hoje, as pessoas culpem os gays como sendo os portadores do vírus HIV e considerou o fato como preconceito que acabou abrindo uma grande muralha entre os gays e a sociedade. Para ele, o desafio é mostrar a sociedade que, gays são pessoas comuns que contribuem com o município e o país e que merecem respeito. Disse que para 2015, o Movimento LGBT tem um Projeto aprovado pelos acadêmicos do curso de Farmácia, da UFOPA em parceria com o CTA, para ser realizado no Dia do Orgulho Gay, onde serão feitas palestras e outras ações como forma de conscientizar, gays e os demais gêneros, para o risco da doença. Outros projetos também serão desenvolvidos envolvendo os travestis. Afirmou que, recentemente, foi abordado por um jovem de 16 anos, que foi infectado pelo vírus da AIDS e que a situação no meio dos jovens é preocupante. O presidente eleito salientou que a luta do Movimento é adquirir um espaço para que os gays possam se reunir e realizar ações voltadas para esses grupos.

A assistente social, Luciana Ayres Rosa, representante da Unidade de Referência Especializada de Santarém, disse que houve grande avanço no tratamento e na luta contra a doença. O órgão fecha o ano com mais de 1.500 atendimentos. Lamentou que muitas pessoas ainda desconheçam as formas de contaminação da doença e acabam se afastando das soropositivas.

A vereadora Ana Elvira, sugeriu que a Câmara faça um Requerimento para a Secretaria Municipal de Saúde para que seja providenciado, o mais rápido possível, o Programa lançado pelo governo federal, no dia 01 de dezembro, chamado “#PartiuTeste”, que incentiva os jovens até 24 anos, a fazer os testes nos próprios estabelecimentos noturnos.

Tem o objetivo de frear o índice alarmante de casos, nesta faixa etária. E também, um Requerimento à SEMSA, sobre a possibilidade de instalação de núcleos do CTA, nos bairros mais populosos da cidade, para facilitar a vida dessas pessoas. Um Requerimento à SEMTRAS para providenciar o cadastramento, nos programas sociais e no Cine, dos travestis do viaduto da cidade, como forma de oferecer, a essas pessoas, uma melhor condição de vida e para capacitá-los para a geração de emprego renda. Requerimento a SEMTRAS e a SEMED para que realizem mais campanhas esclarecedoras sobre a gravidade da doença, necessidade do tratamento correto e importância do apoio familiar aos portadores.

O presidente da Câmara disse que os Requerimentos serão colocados para aprovação dos vereadores. Afirmou que a sessão foi uma das formas que o Poder Legislativo encontrou de contribuir com a campanha de prevenção da doença. Falou da importância em fazer o teste, e a conscientização de cada um, como forma de evitar que a doença se alastre no município.

Fonte|: RG 15/O Impacto.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

buy cheap prozac with shipping to uk & eu. order generic prozac / fluoxetine us overnight fedex delivery . purchase prozac without prescription.

%d blogueiros gostam disto: