Sindicato dos garimpeiros de Novo Progresso reune com motoristas das F-4000 de Garimpeiros

image_pdfimage_print

Sindicato debate regularização de transportes para garimpos e determina prazo de 90 dias para se regularizarem.

F 4000 paradas em Novo Progresso
F 4000 paradas em Novo Progresso

Na manhã desta sexta-feira (03) o Sindicato dos garimpeiros de Novo Progresso, convocou todos os motoristas das F-4000 responsáveis por transportar mercadorias (óleo) nos garimpos na região da Flona Jamanxim no Município de Novo progresso, onde segundo o sindicato da categoria os prejuízos são incalculáveis com o fechamento das estradas que dão acesso aos garimpos, após interferência dos órgãos ambientais (IBAMA, ICMBIO) que atualmente estão  bloqueando a entrada na Flona Jamanxim que também das acesso a garimpos.

A reunião teve inicio às 8h30min, tendo a palavra inicial da Presidente do sindicato dos garimpeiros Ivonete Barbosa, que abriu a reunião e passou a palavra para o vereador  João garimpeiro, que  esclareceu todas as dúvidas, aos presentes na reunião.

Amostra de requerimento de PLG
Amostra de requerimento de PLG
Presidente do sindicato dos garimpeiros Ivonete Barbosa, Vereador João Garimpeiro
Presidente do sindicato dos garimpeiros Ivonete Barbosa, Vereador João Garimpeiro

Garimpeiro repassou informações sobre uma reunião fechada, na tarde de ontem (02/06) na prefeitura municipal de Novo Progresso, onde participou representantes o Icmbio o Prefeito Ubiraci Soares, para tentar um acordo com o ICMBIO, responsável pela Flona Jamanxim que está impedindo o acesso dos garimpeiros irregulares.

O Vereador que já foi presidente do Sindicato dos Garimpeiros, apresentou uma alternativa para os presentes, onde terão que rapidamente se legalizarem, o prazo é curto são noventa dias, então vamos nos legalizar através do sindicato, disse João. Temos que fazer isto rápido, cadastrar todos os transportadores ,emitir a  carteira de identificação para provar que de fato é garimpeiro  e após o prazo se encerrar (90 dias) os transportadores que forem pegos e não tiverem legalizados e filiados a uma cooperativa ou sindicato não poderão mais adentrar na região, somente os legalizados, informou.

 (Observação: O 1° passo é saber se o garimpo é de fato regularizado. 2° O motorista cadastrado na cooperativa não poderá transportar produtos dentro da Flona ou no Parque florestal.) Pois o objetivo é liberar o trânsito para que todos os garimpos regularizados possam trabalhar e caso os motoristas descumprirem o combinado citado acima,  ao contrário o sindicato nada poderá fazer.

Atualmente não estão exigindo os documentos necessários para o transporte de cargas para garimpos, até o prazo estabelecido de 90 dias. Começando a partir de hoje (03/06).

O Vereador Finalizou a reunião e aproveitou para convidar  todos os presentes e os motoristas para recepcionar o Vice-Governador Zequinha Marinho que chegará em Novo Progresso na tarde deste sábado (04), a partir das 15h00mn.

Camionetes F 4000 que fazem fretes para garimpos
Camionetes F 4000 que fazem fretes para garimpos

Por Redação Jornal Folha do Progresso com Jailton Rosa

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: