STF decide sobre regime de bens para casamento de pessoas com mais de 70 anos

image_pdfimage_print

Processo sobre o tema será analisado na primeira pauta de julgamento do ano de 2024.

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira (1º) o julgamento de um recurso que discute o regime de bens para casamento de pessoas com mais de 70 anos. O processo está na primeira pauta de julgamento do ano e envolve o caso de mulher que em 2022 constituiu união estável com um homem quando ele já tinha 72 anos. Ela procurou a Justiça para ser parte do inventário e entrar na partilha de bens junto com os filhos do falecido.

No primeiro julgamento sobre o caso, na 1ª instância, o direito foi concedido à viúva. Porém, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aplicou o artigo do Código Civil à união estável, por entender que o objetivo da lei era proteger idosos e seus herdeiros de eventual casamento por interesse.A viúva entrou com um Recurso Extraordinário com Agravo no STF pedindo que seja reconhecida a inconstitucionalidade do dispositivo do Código Civil.

Presidente do STF, o ministro Roberto Barroso deve apresentar o relatório do processo na sessão da tarde desta quinta-feira, a primeira do ano. Em seguida, começam os votos dos demais ministros. Para os advogados contrários à aplicação do artigo, a norma viola princípios constitucionais, como o da dignidade da pessoa humana, a isonomia e da autonomia da vontade. Eles sustentam que houve uma mudança no cenário da sociedade brasileira, com a mudança do perfil demográfico da população.Já os representantes favoráveis à manutenção da regra afirmam que ela é compatível com a Constituição e que há casos em que é possível a intervenção do Direito na vida privada.

Fonte: O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 01/02/2024/09:49:21

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: