Trabalhador é resgatado em condições análogas à escravidão após 4 anos no MT

image_pdfimage_print

Trabalhador foi encontrado em condições insalubres — Foto: MPT-MT –  A vítima, de 55 anos, contou aos fiscais que nunca foi pago em dinheiro pelos serviços prestados, somente com “comida, sacolão, roupas velhas e moradia”.

Um homem de 55 anos foi resgatado em condições análogas à escravidão após quatro anos prestando serviços em um sítio usado para criação de gado, em Cáceres, a 225 km de Cuiabá. O resgate foi feito por auditores fiscais vinculados ao Ministério do Trabalho, na semana passada, mas o caso só foi divulgado nessa quinta-feira (3).

A vítima contou aos fiscais que durante os quatro anos nunca foi pago em dinheiro pelos serviços prestados, somente com “comida, sacolão, roupas velhas e moradia”, que era fornecido pelo dono da propriedade.

Local onde o morador vivia há quatro anos — Foto: MPT-MT
Local onde o morador vivia há quatro anos — Foto: MPT-MT

De acordo com a equipe de resgate, o homem foi encontrado morando em um local insalubre e estava em extrema condição de vulnerabilidade alimentar, já que o proprietário estava diminuindo a quantidade de alimentos nos últimos meses.

Ainda conforme a equipe, após o resgate, a vítima foi encaminhada à cidade para receber o pagamento das verbas rescisórias e o seguro-desemprego.

A coordenação da equipe apurou ainda que o empregador não apresentou nenhuma documentação solicitada e nem fez o pagamento ao trabalhador.

Ao final da ação, será elaborado um relatório que será encaminhado ao Ministério Público do Trabalho e à Defensoria Pública da União para que sejam adotadas as medidas judiciais cabíveis, inclusive para o pagamento das verbas trabalhistas, dano moral individual e coletivo.

O caso também será encaminhado ao Ministério Público Federal para investigação.

Trabalhador tinha poucos alimentos para sobreviver — Foto: MPT-MT
Trabalhador tinha poucos alimentos para sobreviver — Foto: MPT-MT

Fonte: G1MT/ Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/08/2023/05:25:27

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: