Traficante procurado pela Interpol em 188 países é capturado na Amazônia
Homem preso e joias apreendidas com ele. — Foto: Ascom PF-PA
Homem estava no extremo norte do Brasil, no Amapá, e foi preso no aeroporto do Pará quando tentava embarcar de Belém ao Suriname, nesta quarta-feira (17). Condenado participou do envio de 281kg de cocaína à Bélgica, segundo a PF.
Um traficante condenado por tráfico internacional de drogas que é procurado pela Organização de Polícia Internacional (Interpol) estava escondido no Amapá, no extremo norte do Brasil. Ele foi capturado nesta quinta-feira (18) no aeroporto internacional de Belém pela Polícia Federal (PF) após ter ido de Macapá com destino ao Suriname.
O homem foi capturado às 23h50 da quarta-feira com 94 gramas de ouro em joias. Ele é condenado por levar 281 kg de cocaína do Suriname à Bélgica em 12 de outubro de 2020.
Segundo a PF, o condenado seria integrante de uma empresa exportadora, que enviou a droga do Suriname, escondida em uma carga de madeira, para uma empresa importadora europeia.
“Foram identificados outros membros da organização criminosa e outros possíveis carregamentos de entorpecentes que aportaram em portos belgas, em investigação da polícia local”, informou a PF.
O mandado de prisão europeu foi emitido em outubro de 2022, mas a difusão vermelha na Interpol saiu há dois meses. A prisão é para cumprir pena por organização criminosa e tráfico internacional de drogas.
O Supremo Tribunal Federal ordenou a prisão após entender que foram cumpridos todos os critérios da lei brasileira, na emissão vermelha feitos pelo Escritório Central Nacional da Interpol (Organização de Polícia Internacional) belga, segundo a PF.
Após audiência de custódia, o condenado aguarda pedido de extradição para ser enviado à Bélgica, onde cumprirá a pena.
Fonte: Núbia Pacheco, g1 AP — Macapá e Publicado Por:Jornal Folha do Progresso em 19/05/2023/15:43:02
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com