Vaticano condena cardeal à prisão por fraude financeira

image_pdfimage_print

O julgamento referente à primeira instância ocorreu neste sábado (16).

O Tribunal Penal do Vaticano condenou o cardeal italiano Angelo Becciu, de 75 anos, à cinco anos e meio de prisão por fraude. A sentença histórica foi dada neste sábado (16), juntamente com a condenação de outras nove pessoas, em primeira instância, que estavam envolvidas no crime relacionado a operações financeiras na Santa Sé. O cardeal também foi multado em 8.000 euros (R$ 42.900 na cotação atual).

O procurador havia reivindicado sete anos e três meses de prisão para Becciu e uma multa de mais de 10.000 euros. Todas as penas solicitadas vão de quase quatro anos a até mais de 13 anos, além de sanções financeiras, contra os dez réus que comparecem à Justiça para responder por fraude, desvio de fundos, abuso de poder, lavagem de dinheiro, corrupção e extorsão.

Segundo a Justiça civil da Cidade-Estado, o caso seria relacionado à compra, por 350 milhões de euros (R$ 810,1 milhões na cotação atual), de um edifício de luxo em Londres entre 2014 e 2018, no âmbito dos investimentos da Santa Sé, que possui um considerável patrimônio imobiliário.

Becciu é ex-assessor do papa Francisco e o funcionário de mais alta posição na hierarquia da Igreja Católica a ser condenado por desvios de dinheiro desde os escândalos fiscais que foram revelados desde 2019. Ex-número dois da Secretaria de Estado, principal órgão do governo central da Santa Sé, no centro desta transação, o cardeal Becciu mantém seu título, mas foi destituído de todas as suas funções em setembro de 2020. O cardeal sempre alegou inocência e garantiu que ‘nunca roubou um centavo’, além de afirmar estar sendo vitima de um ‘linchamento midiático’.

 

Fonte: O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/12/2023/07:06:09

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: