AL aprova projeto que permite mineração em áreas de preservação ambiental

image_pdfimage_print

O PLC recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa

Por 19 votos a 3, a Assembleia Legislativa aprovou em segunda votação, na manhã desta segunda-feira (08), o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 64 de 2023, de autoria do Poder Executivo, que permite atividades de mineração em áreas de preservação ambiental. Apenas o deputado estadual Wilson Santos (PSD) e os petistas Valdir Barranco e Lúdio Cabral foram contra a matéria.

O texto, que autoriza a realocação de reserva legal dentro do imóvel rural para a extração de minerais e dá garantia às mineradoras para que explorem minérios em reservas ambientais de propriedades que estão dentro do Pantanal, Cerrado e Amazônia Mato-grossense, já havia sido aprovado em primeira votação no dia 1º de novembro do ano passado, por 16 votos a 3.

De acordo com a matéria, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) passará a ser a responsável por conceder ou não a autorização para a exploração das reversas legais e Áreas de Preservação Permanente (APPs) de uma propriedade, desde que sejam substituídas por outra área de preservação, com a mesma dimensão ou 10% superior de tamanho e que seja no mesmo bioma.

Contrário ao projeto desde a primeira votação, Valdir Barranco, garantiu que o PLC é ilegal poderá ser judicializado mesmo com a aprovação.

“Nós não somos contra o garimpo e a mineração. Temos muito a aproveitar porque o Estado tem todo o seu minério para extrair, mas somos contra a irresponsabilidade e a mentira que estão falando. Quem está dizendo que esse projeto vai avançar está mentindo. Já caiu na Justiça e vai cair de novo, porque essa casa não tem competência para aprovar a matéria”, disse Barranco em plenário.

O PLC recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente da Asembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Carlos Avalone (PSDB). Agora, segue para sanção do governador Mauro Mendes (União Brasil).

 

Fonte RD News  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/01/2024/12:10:05

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: