Ao menos 1 milhão de abelhas são encontradas mortas em 3 propriedades rurais de MT

image_pdfimage_print

Indea encontra ao menos 1 milhão de abelhas mortas em três propriedades rurais — Foto: Indea/MT

Além de causas sanitárias, o Indea também suspeita que a morte dos insetos pode ter sido causada pelo uso de agrotóxicos nas áreas próximas às colmeias.

Ao menos um milhão de abelhas foram encontradas mortas em três propriedades rurais em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, de acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária Estadual de Mato Grosso (Indea-MT), nesta segunda-feira (15).

Além de causas sanitárias, o Indea também suspeita que a morte dos insetos pode ter sido causada pelo uso de agrotóxicos nas áreas próximas às colmeias.

Três servidores do Indea percorreram as áreas durante o fim de semana e se depararam com as perdas em massa dos animais. Segundo o instituto, a morte das abelhas foi detectada em 33 colmeias e as mais atingidas foram as operárias.

Abelhas são encontradas mortas em MT — Foto: Indea/MT
Abelhas são encontradas mortas em MT — Foto: Indea/MT

O material recolhido no local foi enviado ao laboratório do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e ao Instituto Biológico de São Paulo, nesta segunda-feira (15). Em até 10 dias o resultado laboratorial deve ser divulgado.

Na região, os servidores do instituto observaram o perímetro das mortes das abelhas, se havia a presença de parasitas ou insetos com dificuldade de se movimentar, além de investigar qual fase da vida desses animais era a mais afetada.

Com base nessas observações e com o resultado do laboratório, o Indea informou que será possível encontrar uma resposta para a causa da morte dos insetos, o que pode estar causando dano ambiental e econômico aos apicultores. O caso é investigado.

Fonte e Publicado Por:Jornal Folha do Progresso em 15/05/2023/09:25:28, Com informações do g1 MT.
.

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: