Atlas da Violência divulga aumento nos homicídios de crianças no Pará
(Foto: Reprodução)– A pesquisa foi feita com base de informações e dados oficiais do Sistema de Informações sobre mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
O Atlas da Violência foi publicado na última terça-feira (18), a publicação foi feita pelo Instituto de Pesquisa e Econômia Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
A pesquisa foi feita com base de informações e dados oficiais do Sistema de Informações sobre mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), os dois órgão são do ministério da saúde.
Segundo a pesquisa do Atlas, foi levantado um aumento na taxa de mortalidade de crianças é no Pará. Entre os anos de 2021 e 2022, os homicídios de menores (0 a 14 anos), aumentaram 40% e 5,9%. Nos dados do estudo, mostra arma de fogo como o instrumento mais usado nos homicídios.
Entre as vítimas infantis (0 a 4 anos), o instrumento desconhecido foi o mais frequente (37,0%), indicando ausência de preenchimento dessa informação na declaração de óbito.
Além dos homicídios, o estudo também analisou dados de violência não letal entre 2012 e 2022, em todo o país. Nos casos de infantes (0 a 4 anos) e crianças (5 a 14 anos), a residência foi o local mais comum das ocorrências, registrando, respectivamente, 67,5% e 65,6% das notificações.
O estudo também analisou os tipos de violência por faixa etária. Nos onze anos analisados, infantes foram as principais vítimas de negligência (61,7%), crianças foram a maioria das vítimas de violência psicológica (53,5%) e sexual (65,1%), e adolescentes foram as principais vítimas de violência física (59,3%).
Fonte: Com informações de Ponto de Pauta e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 20/06/2024/11:22:21
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com