Carros elétricos dão mais enjoo? Entenda o motivo dessa sensação
(Foto: Reprodução) – Embora os carros elétricos sejam mais modernos, sustentáveis e silenciosos, essas mesmas características podem causar enjoo em algumas pessoas
Você se sente mais enjoado em carros elétricos do que em modelos clássicos a combustão? Saiba que você provavelmente não é a única pessoa que sofre com isso. Com o crescimento do mercado elétrico e de uma condução mais suave e silenciosa, os veículos elétricos estão ocasionando uma “onda de enjoos” em diversas pessoas que andam nesse tipo de veículo. Mas você sabe qual a razão desse sintoma?
A neurociência explica isso.
De acordo com estudos ao redor do mundo, os carros elétricos geram campos eletromagnéticos de baixa frequência (ELF), especialmente durante aceleração, frenagem regenerativa e carregamento e interferem na condução elétrica do sistema nervoso e na percepção espacial do corpo humano, sobretudo em pessoas mais sensíveis. Embora o desconforto não afete todos da mesma forma, há explicações científicas para essa diferença em relação aos veículos a combustão.
Por que os carros elétricos podem causar mais enjoo?
1. Aceleração mais suave e silenciosa
Os carros elétricos têm torque instantâneo e aceleração contínua, sem as trocas de marcha típicas dos motores a combustão. Essa suavidade no movimento, embora vantajosa em termos de desempenho, pode confundir o sistema vestibular (que controla o equilíbrio do corpo), gerando cinetose, nome técnico para o enjoo de movimento.
2. Menor ruído interno
A ausência do som do motor a combustão deixa o interior do carro muito mais silencioso. Isso pode aumentar a sensibilidade do cérebro aos pequenos movimentos do veículo, intensificando a sensação de náusea em algumas pessoas.
3. Freios regenerativos
Muitos modelos elétricos usam o chamado freio regenerativo, que desacelera o carro assim que o motorista tira o pé do acelerador. Esse tipo de frenagem pode gerar mudanças de velocidade mais bruscas e inesperadas para os passageiros, o que também contribui para o enjoo
Como o enjoo de movimento funciona?
O enjoo acontece quando há um descompasso entre o que os olhos veem e o que o corpo sente. Por exemplo, se você está lendo no banco de trás de um carro, seus olhos focam em um ponto fixo, mas o corpo percebe o movimento, o que pode provocar tontura, náusea e mal-estar.
Dicas para evitar o enjoo em carros elétricos
Sente-se no banco da frente, se possível, para ter uma visão mais clara da estrada.
Olhe para o horizonte, evitando focar em telas ou objetos fixos dentro do carro.
Evite leituras ou uso excessivo do celular durante a viagem.
Ventile o ambiente ou use ar-condicionado com ar fresco.
Em viagens longas, faça pausas regulares para sair e respirar.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 11/08/2025/15:24:44
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com