Com excesso de chuva, safra de trigo quebra no Brasil

image_pdfimage_print

Com excesso de chuva, safra de trigo quebra no Brasil. Perdas já superam um milhão de toneladas em grandes Estados produtores.
O Rio Grande do Sul e o Paraná, maiores produtores de trigo do Brasil, enfrentaram muita chuva durante a safra de trigo, e o resultado foi quebra de produção e perda de qualidade do cereal. O governo federal e consultorias privadas revisaram a estimativa de colheita. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê 9,63 milhões de toneladas, 8,7% menos do que a produção recorde do ano passado. A StoneX estima quebra de 1,2 milhão de toneladas, com produção de 9,2 milhões de toneladas. Cortes expressivos no Rio Grande do Sul, problemas em Santa Catarina e Paraná contribuem para o cenário. A Safras&Mercado cortou em 2,9 milhões de toneladas e prevê produção de 8,9 milhões de toneladas.

Com a quebra de safra e a perda de qualidade do cereal, os preços passaram a subir no Brasil. A alta se aproxima de 20%, base Paraná, no acumulado de novembro. A tonelada está sendo negociada ao redor de R$ 1.300, um dos mais altos patamares dos últimos meses. Em relatório, o Itaú BBA afirma que a abertura do leilão do governo federal para adquirir o cereal aos preços mínimos contribui para valorização do trigo. O outro ponto é a possibilidade dos preços irem em direção à paridade de importação, já que a indústria vai precisar aumentar as compras externas para abastecer o mercado local com farinha de qualidade padrão.

Não há muito espaço para queda de preço, porque tem pouco trigo, especialmente de boa qualidade. O limite dessa alta esbarra na entrada do trigo argentino aqui, disse Elcio Bento, analista de mercado. O Brasil importa cerca de 60% do trigo que consome, e 80% vem da Argentina. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Trigo, a compra não deve aumentar tanto com a quebra de safra, pois outros Estados brasileiros, como São Paulo e áreas do Cerrado, deverão compensar parte da oferta. Com a quebra de safra do trigo, será que o custo do pãozinho vai subir? Consultores divergem sobre a tendência de preços. Certeza, no momento, é que a quebra gerada pelo El Niño já é um fato em Estados como Paraná, que concluiu a colheita do trigo, e Rio Grande do Sul que está com quase 90% do trabalho de campo feito.

Fonte: Jovem Pan/ Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 23/11/2023/16:07:54

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: