Equatorial Pará leva energia solar para comunidades remotas do estado

image_pdfimage_print

Programa de universalização de energia busca alcançar áreas remotas que nunca tiveram acesso à luz elétrica.

A energia tem o poder de transformar a vida das pessoas. O acesso à energia elétrica tem transformado a realidade de milhares de pessoas que vivem em comunidades remotas do Pará. A Equatorial Pará realiza o maior programa de universalização de energia do Brasil e leva luz elétrica, com fonte renovável, às comunidades isoladas da Amazônia, com a utilização de energia solar.

O projeto já garantiu a transformação de mais de 21 mil famílias em todo o estado e tem garantido mudanças e melhorias na vida de todos que já foram contemplados pelo programa. Um exemplo disso é a família da agricultora Maria Rita, que não tinha acesso à energia elétrica até a chegada da Equatorial Pará.”No passado, a gente tinha energia, mas era através de lamparina. Hoje, nós temos a energia da placa solar. Daqui para frente, é melhorar muito mais”, ressalta Maria Rita.

O programa atende a milhares de moradores dos municípios de Melgaço, Portel, Prainha, Porto de Moz, Tucuruí, Bagre e Oeiras do Pará. E o objetivo da Equatorial Pará é chegar em quase todos os municípios do estado do Pará, levando cerca de 154 mil ligações elétricas com fonte renovável, até 2030. Em breve, comunidades localizadas nas cidades de Juruti, Breves, Óbidos e Oriximiná, também devem receber o programa.“O foco do projeto é atingir moradores de comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, assentamentos rurais, residentes em unidades de conservação, escolas e postos de saúde, por exemplo”, explica a gerente de geração da Equatorial Pará, Giorgiana Pinheiro.Um dos principais diferenciais do projeto, além de garantir acesso à energia elétrica para a população que vive em áreas remotas, é a utilização de energia local, não centralizada e renovável, como é a solar. O sistema oferecido às famílias é composto por uma estrutura metálica, com placas fotovoltaicas e uma bateria que armazena a energia.

Qualidade de vidaA chegada da energia elétrica às comunidades promove qualidade de vida às centenas de famílias que vivem nessas áreas, seja por meio da possibilidade de armazenar os alimentos em refrigeradores, assim como por outros pontos importantes, como o acesso à informação nessas localidades.

“Até então nós vivíamos no escuro e não tínhamos como conservar a alimentação. As pessoas das casinhas mais humildes também vão estar com esse sonho realizado de poder assistir televisão e ter uma geladeira”, explica Maria Quaresma, coordenadora da Escola Alberto Filipe, localizada na comunidade da Ilha de Salvação, em Melgaço.

rgr

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/01/2024/10:21:11

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: