Equatorial Pará orienta consumidores sobre uso de lavadoras de alta pressão

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução)- A fim de melhorar a proteção contra acidentes, é preciso garantir o aterramento elétrico, sendo necessário que todas as tomadas possuam três furos: fase, neutro e terra ou fase, fase e terra.

Tem sido cada vez mais frequente o uso de lavadora de alta pressão, também conhecida como lava a jato, nas residências e comércios da região Oeste do Pará. O aparelho oferece precisão na hora do uso e é considerado eficiente para limpar diversas superfícies. Mas, embora pareça simples o uso desse tipo de lavadora, esta pode oferecer risco de vida, já que o aparelho funciona ligado a eletricidade. Por conta disso, a Equatorial Pará alerta para o uso correto tanto em casa quanto no comércio.

De acordo com o executivo da área de Segurança da Equatorial Pará, Marcelo Martins, as lavadoras de alta pressão, possuem muitas utilidades e são usadas no dia a dia na limpeza de piscinas, quintais, calçadas, churrasqueiras, veículos e até da casinha do cachorro. Esse tipo de equipamento pode ter fuga de corrente elétrica e precisa sempre estar ligado a tomadas que possuem, no circuito delas, um Dispositivo Diferencial Residual (DR). “Essa exigência é porque eventualmente, algum fio energizado pode encostar indevidamente em uma parte metálica do aparelho, que não é isolante e conduz eletricidade e o DR, considerado um disjuntor especial, identifica quando há uma fuga de corrente, fazendo o circuito desligar, evitando assim, choques que podem levar à morte”, afirma.

O executivo ainda reforça que ao comprar lavadoras de alta pressão, os consumidores devem checar se o produto tem a certificação obrigatória de segurança. “As exigências da Portaria 371, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), foi criada justamente para prevenir acidentes e proteger os consumidores de riscos elétricos, mecânicos, térmicos, de fogo e de radiação desses aparelhos, durante o uso”, finaliza.

Confira mais dicas da Equatorial Pará:

  • Ao comprar uma lavadora de alta pressão, verifique se ela tem a certificação obrigatória de segurança, conforme as exigências do Inmetro;
  •  Antes de instalar a lavadora, certifique-se de que a rede elétrica local é compatível com a tensão (voltagem) especificada no aparelho. Isso evitará problemas e danos ao equipamento;
  •  Não ligue a máquina antes de abastecê-la com água ou com um produto de limpeza adequado;
  • Durante a limpeza, use calçados com sola de borracha ou outro material isolante elétrico para evitar acidentes;
  •  Nunca direcione o jato de água para si mesmo, outras pessoas ou animais, pois a força da água pode causar ferimentos;
  • Ao final de cada utilização, desligue o interruptor do equipamento, aperte o gatilho para retirar a pressão armazenada na lavadora e, somente depois disso, desconecte o cabo elétrico da tomada.
  •  Durante a lavagem de um quintal, por exemplo, observe sempre se a mangueira do equipamento não está dobrada ou em contato com superfícies cortantes;
  • Nunca mova a lava a jato arrastando-a pelo cabo elétrico ou pela mangueira.

Fonte: ASCOM Equatorial e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/05/2024/17:20:15

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: