Governo Federal reconhece situação de emergência em 5 municípios do oeste do Pará devido estiagem

image_pdfimage_print

MPF recomenda estudo para avaliar declaração de emergência diante da seca na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns — Foto: Defesa Civil de Santarém/Divulgação

Governo Federal reconhece situação de emergência em 5 municípios do oeste do Pará devido estiagem
Situação foi reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional na quinta (19).

Leia também:Força Nacional combaterá incêndios em Novo Progresso, no Pará e mais cinco estados
Cinco municípios do oeste do Pará tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. A portaria Nº 3.162 foi publicada na quinta pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.

Estão na lista dos municípios do oeste paraense: Santarém, Juruti, Prainha, Óbidos e Oriximiná. Com a portaria, as prefeituras podem solicitar ao MIDR recursos para ações de Defesa Civil para minimizar os impactos da estiagem nos municípios.

Para solicitar os recursos, os gestores dos municípios devem faz a solicitação por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Situação de emergência

Por conta da seca severa, o Governo do Pará já havia decretado situação de emergência ambiental no estado na terça (17). O objetivo é garantir ações de assistência aos moradores atingidos pela seca e também pelas queimadas em todo o estado.

Na região oeste do Pará, a Prefeitura de Oriximiná também já tinha reconhecido situação de emergência no município. E em Santarém, o prefeito Nélio Aguiar também adotou a mesma medida e decretou situação de emergência na segunda (17).

Fonte: G1*com informações do brasil61/ Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/2024/05:54:13

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: