Hospital descarta coronavírus em indígenas com suspeita da doença em Novo Progresso

image_pdfimage_print

Indígenas moradores do Distrito Federal chegaram em Novo Progresso nesta sexta-feira (13) apresentando sintomas compatíveis com infecção pelo Covid-19.  (Imagem:Ilustrativa Jornal Folha do Progresso)

A Secretaria Municipal de Saúde informou que esta descartada a suspeita de coronavírus em um grupo de indígenas, que apresentou problemas respiratórios após chegarem de Brasília.
Os indignas chegaram no dia 13 de Março e  no dia 14 já foram monitorados pela secretaria de Saúde que  internou os indígenas com sinais vitais e queixas. Os indigenas com queixas foram  atendidos pelos Médicos do HMNP  com acompanhamento da equipe de saúde indígena e foram internados. Dentro do grupo um dos pacientes apresentava quadro respiratório  e histórico de tratamento  de tuberculose,anterior, os exames laboratoriais e clinico levam ao diagnostico  inicial de infecção bacteriana e não viral.   Os resultados dos primeiros exames, realizados pelo Laboratório do HMNP e divulgados nesta segunda-feira (16), descartaram que o paciente esteja infectado por doenças virais já presentes em Brasília.
Em nota a Secretaria de Saúde de Novo Progresso,disse que não há motivo para alarde, e pede para população não compartilhar falsas noticias, o município esta em alerta com a doença e qualquer caso suspeito devem procurar o Hospital Municipal.
Desde o momento da suspeita, os indígenas estavam em isolamento . O caso foi considerado suspeito por causa dos sintomas, mas também pela origem dos indígenas que vieram de Brasília onde foi registrado casos da doença COVID-19.

Leia Nota;nota

O PROCESSO DE DIAGNÓSTICO
Para confirmar ou descartar um caso suspeito de coronavírus no Estado do Pará, o serviço médico recolhe material do paciente e o encaminha para o Laboratório Central , da Secretaria Estadual de Saúde, onde é possível identificar se a pessoa está infectada com um vírus de alguma outra doença já presente no Estado. Se isso acontecer, o caso é encerrado.

A Sespa segue o fluxo utilizado pelo Ministério da Saúde em relação a divulgação de casos suspeitos, confirmados ou descartados, mantendo seu site oficial, bem como redes sociais, atualizados com informações oficiais sobre Covid-19.
A nota informativa continuará sendo divulgada diariamente, às 19h em (http://www.saude.pa.gov.br)

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: