Indústria do Pará avança no país, aponta pesquisa do IBGE

image_pdfimage_print

Produção paraense foi a que mais cresceu no ano passado com 8,8% em relação a 2013 online canadian pharmacy store! buy zoloft online india . instant shipping, best price zoloft 100mg.

Aprodução industrial do Pará foi a que mais cresceu no País até novembro do ano passado. De acordo com a pesquisa “Produção Industrial Mensal Produção Física – Regional”, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre janeiro e novembro do ano passado a indústria paraense avançou sua produção em 8,8% na comparação com o mesmo período de 2013. O percentual superou inclusive o resultado obtido pela indústria nacional, que foi negativo em 3,2%.

zoloft related keys: buy sertraline online canada cheap generic zoloft buy zoloft pfizer cheap zoloft where to buy zoloft online buy zoloft online australia sertraline

A taxa anualizada também foi a maior do Brasil. O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao avançar 8,6% em novembro, assinalou resultado mais intenso do que os observados em julho (7,8%), agosto (8,1%), setembro (8,3%) e outubro (8,3%), com percentual superior em relação ao nacional para o mês de referência da pesquisa (- 3,2%).

No penúltimo mês do ano, a produção industrial do Pará registrou expansão de 7%. Esse foi o segundo melhor desempenho do mês, entre as 15 localidades pesquisadas, atrás apenas do percentual de evolução produtivo registrado por Goiás (7,4%). Com o resultado, a indústria do Estado marcou a quarta taxa positiva do ano neste tipo de confronto, e também a mais intensa desde maio (27,3%).

A produção paraense ajustada sazonalmente avançou 0,8% frente ao mês imediatamente anterior, sendo esta também a quarta evolução consecutiva nesta avaliação. Nos quatro meses a indústria do Pará acumulou ganho de 4,4%. Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral mostrou expansão de 0,8% no período de três meses encerrado em novembro frente ao patamar do mês anterior, mantendo a trajetória ascendente iniciada em agosto último.

O desenvolvimento da indústria paraense no mês de novembro, considerando a comparação com o mesmo mês do ano anterior, foi sustentando principalmente pela expansão do setor extrativo (10,5%), influenciado sobretudo pelo aumento na extração de minérios de ferro em bruto ou beneficiados. Por sua vez, a indústria de transformação (-5,0%) mostrou queda em quatro dos seis ramos investigados.

As influências negativas mais importantes sobre o total deste segmento foram observadas nos setores de produtos alimentícios (-9,1%), de produtos de minerais não-metálicos (-11,5%) e de metalurgia (-2,0%), pressionados, em grande medida, pela menor produção de carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, no primeiro ramo; de caulim beneficiado, no segundo; e de alumínio não ligado em formas brutas, no último.

Em sentido contrário, as contribuições positivas na indústria de transformação foram observadas nos setores de produtos de madeira (7,7%) e de bebidas (10,6%), impulsionados, em grande parte, pela maior fabricação de tacos e frisos de madeira para assoalhos e refrigerantes, respectivamente.

estradiol pills online estradiol cream australia generic diovan ranbaxy estradiolo estradiol over 6000 estradiol no prescription needed buy estrace buy cheap prednisone online without prescription . more info save on prednisolone eye drops, prednisolone 5mg to buy buy prednisone online uk buy . online sale 

O resultado acumulado para os onze meses de 2014 foi impulsionado com a expansão de quatro dos sete setores investigados apresentando produção. A principal contribuição positiva foi assinalada pela indústria extrativa (11,7%), impulsionada, em grande parte, pela maior extração de minérios de ferro em bruto ou beneficiado.

DESEMPENHO

De acordo com o IBGE, grande parte deste crescimento no Pará se deve às expansões mais elevadas oriundas do setor extrativista, principalmente de minério de ferro. Maria Amélia Enriquez, secretária adjunta de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, destaca a importância do setor mineral neste resultado. “Nós observamos com muitos bons olhos esses indicadores quando a gente compara com o desempenho do crescimento nacional. Mas o que está por trás deste número é basicamente o crescimento da indústria extrativa mineral, que corresponde a quase um terço do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. Então, realmente o crescimento na quantidade extraída é decisivo nesse desempenho da indústria, mas o que a gente vê, e com bastante otimismo, é setores da indústria de alimentos, indústria de bebidas e da indústria madeireira, que estavam relativamente adormecidos, agora apresentando um desempenho positivo”, reitera a secretária, segundo a Agência Pará de Notícias.

zoloft cost with insurance zoloft price in uae zoloft without prescription

Outro ponto importante abordado por Enriquez é o investimento no ambiente de negócios para que o Estado se torne atraente para novos investidores e empreendedores, sejam eles internos ou de fora do Pará. “Temos um dever de casa grande no sentido de criar e melhorar cada vez mais ambientes de negócios para agregar valor. O segmento extrativo é importante, e há perspectiva de que ele continue com grandes projetos na indústria extrativa mineral no Estado”, diz.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: