Inscrição do Enem cresce 31% no Pará, aponta Seduc

image_pdfimage_print

Estado, com mais de 430 mil inscritos, é o quinto com maior alta nesta edição

Ocrescimento de 31,46% nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio, em relação a 2013, no Pará, está sendo comemorado pela Secretaria de Estado de Educação. Em todo o estado são 433.868 inscritos, o que transforma o Pará no quinto estado onde o número de inscrições mais cresceu. No sábado, 8, e no domingo, 9, os estudantes de todo o Brasil vão às provas do Enem. Só em Belém e Ananindeua, um total de 290 escolas vai abrigar a aplicação do exame, num processo que envolve mais de 14 mil colaboradores somente nestes dois municípios.

order estrace . teens who were diagnosed with a prior history of gdm confers up to a kaiser permanente in california found order estrace that women who had 

Segundo o diretor de Ensino Médio da Seduc, George Castro, trata-se de um crescimento recorde. A Região Metropolitana de Belém, que inclui além da capital, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, concentra quase 50% dos inscritos. E Belém tem a maior concentração de candidatos, de acordo com Castro: 132.769 inscritos; seguida por Ananindeua, com 38.517.

zyban cost uk buy zyban online out date uzaleznienie baclofen online kopen granuloma cost nhs. starting dose does work yahoo oral baclofen for stroke wirkmechanismus work. rectal take 
order online at usa pharmacy! generic dapoxetine india . approved pharmacy, dapoxetine sale.

Orientações práticas e de estratégia para um bom resultado, segundo os educadores, podem deixar claro o que pode e o que não pode durante a realização das provas. Castro alerta para problemas que os candidatos podem enfrentar, ao não observar as orientações do exame, correndo o risco de não fazer a prova. “Todos os anos temos várias ocorrências”, lamentou Castro.

Ele diz que todo o cuidado com o relógio é pouco. Os alunos devem chegar ao local de prova uma hora antes do início da prova. No Pará isso significa chegar às 11 horas. A atenção é necessária devido ao Horário Brasileiro de Verão (HBV), pois a prova começa às 12 horas, horário local no Pará, 13horas em Brasília.

Entre as proibições impostas ao candidato, estão óculos escuros, bonés, toucas ou gorros. É proibido, ainda, o uso de celular, ipod, tablet, palmtop ou qualquer outro equipamento similar. Nem mesmo o uso de relógio é permitido, ressaltou Castro.

Algumas outras precauções também são necessárias. Para José Ricardo Alencar, coordenador de Ensino Médio da Seduc, o descanso no dia anterior é essencial. “O aluno precisa estar repousado para fazer a prova”, disse o professor.

Além disso, George Castro lembra a importância de visitar o local de prova antecipadamente para que se estabeleça com antecedência qual o melhor itinerário até o local.

PROVA

Na resolução dos itens da prova, os educadores explicam que o candidato possui no máximo três minutos para resolver cada questão. Se possível, alerta Castro, “é melhor reduzir esse tempo para dois minutos e meio”. Ele aconselha que o candidato resolva o conjunto de questões de uma determinada área do conhecimento para depois passar à seguinte.

Devido aos níveis de dificuldade de resposta aos itens, José Ricardo Alencar orienta que cada candidato responda aos itens “mais fáceis”, potencializando acertos e mantendo a coerência que também define o resultado. “Reservar tempo para marcar o cartão de resposta é outra das preocupações que o candidato deve ter”, acrscenta José Ricardo. “Serão necessários 20 a 30 minutos para concluir a marcação”, calcula o coordenador.

A preocupação com o bem estar, durante a realização do exame, faz com o que os especialistas orientem o candidato a levar também água e um alimento leve, um lanche para enfrentar as horas da prova.

No sábado, 8, são 4 horas e 30 minutos de prova, mas no domingo, 9, o tempo sobre para 5 horas e 30 minutos, pois nesse dia o candidato fará também a redação. “A redação precisa ter um mínimo de oito linhas escritas, preferencialmente em letra cursiva”, finaliza José Ricardo Alencar. Ele alerta que a redação não pode ser assinada ou conter símbolos, indicativos de código de identificação”.

Por: O Liberal /Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: amoxicillin generic – amoxil online generic name for amoxil uk; no prescription amoxicillin – amoxicillin without prescription buy amoxil online canada; amoxil folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: