Médica que postou fake news sobre câncer de mama é obrigada pela Justiça a apagar postagens
Lana Tiani Almeida da Silva viralizou nas últimas semanas ao postar um vídeo no instagram afirmando que o câncer de mama não existe — Foto: Reprodução / redes sociais
Organização que representa médicos radiologistas entrou com ação civil pública contra Lana Tiani Almeida da Silva e e ela se tornou ré na Justiça.
O Tribunal de Justiça do Pará atendeu na última sexta-feira (1º) um pedido do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e determinou que a médica paraense Lana Tiani Almeida da Silva apague um conteúdo enganoso sobre câncer de mama nas redes sociais.
A ação civil pública foi movida pela organização nacional que representa profissionais radiologistas e aceita pela Justiça do Pará no dia 29 de outubro. O g1 entrou em contato com a médica e não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.
O TJPA, além de determinar a retirada dos conteúdos do ar de forma urgente, impede que Lana publique novas desinformações, sob a pena de multa diária de R$ 1.500 em caso de descumprimento.
A liminar (decisão provisária) condena a fala da médica de que a mamografia pode piorar o quadro de inflamação nas mamas, o que pode acarretar em medo na população que precisa realizar o exame.
A ação civil pública afirma que a médica tem se promovido nas redes sociais como médica ginecologista e que o registro dela não foi encontrado. Porém, o Conselho Regional de Medicina do Pará diz que a médica é registrada.
Médica excluiu conteúdos
Dias após a repercussão negativa nas redes sociais, a médica excluiu os conteúdos enganosos do Instagram e alterou o perfil para privado. No momento da publicação desta reportagem, todos os perfis das redes sociais de Lana haviam sido deletados.
Relembre o caso
Lana Tiani Almeida da Silva viralizou nas últimas semanas ao postar um vídeo no Instagram afirmando que o câncer de mama não existe e que o exame de mamografia causava uma séria inflamação nas mamas, pedindo para que as mulheres não o fizessem mais.
“Esqueça Outubro Rosa. Câncer de mama não existe. Sou a doutora Lana Almeida, médica integrativa, especialista em mastologia e ultrassonografia das mamas. Por isso, venho falar para vocês que câncer de mama não existe. Então, esqueçam Outubro Rosa. Esqueçam mamografia”, dizia parte do vídeo.
O vídeo de Lana foi visto por milhares de pessoas e compartilhado por aplicativos de mensagens.
Fonte: G1 PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/11/2024/08:43:44
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade e no canal:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com