Médicos implantam rim no paciente errado e órgão é perdido em Natal

image_pdfimage_print

Foto: Pixabay | Um lamentável erro médico no Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal, resultou em um transplante de rim equivocado, no qual um paciente com nome similar ao do receptor correto recebeu o órgão.

Em resposta ao incidente, o Ministério da Saúde assegurou que o paciente afetado receberá assistência integral e vitalícia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo apoio clínico, psicológico e medicamentoso.

O órgão, por não ser compatível com o tipo sanguíneo do paciente, causou uma reação grave, exigindo sua imediata remoção.

O incidente ocorreu devido a uma falha no processo de convocação do paciente, gerando confusão entre os nomes parecidos. O paciente que recebeu o transplante por engano precisou ser internado na UTI, e o órgão doado foi perdido.

Como parte das medidas de reparação, o Ministério da Saúde, através da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes, realocou os dois pacientes – o que recebeu o órgão e o que deveria ter recebido – com prioridade máxima na lista nacional.

Isso significa que, ao surgir um novo órgão compatível, eles serão os primeiros a serem considerados, visando agilizar o processo e minimizar o impacto da falha.

 

Fonte: Portal Do Holanda e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 25/09/2025/16:27:16

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: