MP-756-Congresso mantém veto integral à MP que diminuía Flona Jamanxim

image_pdfimage_print

O veto presidencial foi mantido na sessão do Congresso desta quarta-feira (30).
A medida provisória mudava os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional do Jamanxim, desmembrando 486 mil hectares de seu território para criar uma Área de Proteção Ambiental, na região de Novo Progresso no sudoeste do Pará [Um parque nacional tem proteção integral e permite poucas atividades, como turismo – Já floresta nacional e a APA são mais flexíveis para uso econômico].
Em sessão realizada no congresso nacional nesta quarta-feira(30) deputados e senadores mantiveram o veto com o placar de 129 à favor e 217 contra, 3 abstenções seria necessário 257 votos para derrubar o veto do presidente Temer ao texto que alterava os limites da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, em Novo Progresso  e diminuía a área do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina.

Leia:Como é um garimpo ilegal em reserva na Amazônia

senado
O texto aprovado pelo Congresso desmembrava parte da área da Flona para a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim, no Pará. O Projeto de Lei de Conversão (PLV) 4/2017 (MP 756/2016)  não diminuía a área da  floresta, mas aumentava para 486 mil hectares o total transformado em APA. As APAs têm regras mais flexíveis, já que permitem ocupação humana e podem ter terras privadas, por isso a mudança havia sido criticada por ambientalistas.

A medida ajudaria adequar  à passagem ferrovia Ferrogrão (EF-170), paralela à BR-163, ligando o Centro-Oeste ao norte do Pará. Durante a análise no Congresso, os parlamentares haviam retirado  101.270 hectares do Parque Nacional do Jamanxim.

Por Blog Adecio Piran com informações da Câmara dos Deputados

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: