Nesta Terça (05) audiência publica para discutir concessão da Ferrogrão em Novo Progresso

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ANTT vai realizar audiência pública para discutir concessão da Ferrogrão em Novo Progresso.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está realizando audiência pública, com o objetivo de colher subsídios para o aprimoramento da minuta de edital e dos estudos técnicos para a concessão da ferrovia conhecida como Ferrogrão, entre Sinop e Itaituba (PA), projeto integrante do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal.

A primeira audiência pública foi realizada no dia 22 de Novembro em Cuiabá. A segunda foi ontem dia 27 de Novembro  em Belém (PA).

No total de seis  a terceira audiência será em Itaituba, no dia 3 de dezembro. Em Novo Progresso (PA), a sessão será iniciada às 09:00 horas com os cadastros e às 10:00 horas inicia a audiência pública, no salão de eventos Scremim, no Bairro Scremim no dia 05 de dezembro.

Em Sinop, há quinta  audiência pública será no dia 8 de dezembro, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A última sessão será realizada em Brasília, no dia 12 de dezembro.

Após a conclusão da etapa de consulta pública, a previsão é que o edital e o leilão ocorram no primeiro semestre de 2018, de acordo com o cronograma do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O prazo de concessão será de 65 anos e os investimentos previstos são de R$ 12,6 bilhões.

Ferrogrão

O projeto da Ferrogrão entre Sinop e Itaituba tem 1.142 quilômetros de extensão e tem previsão de carregar 42 milhões de toneladas em 2050 até o porto de Miritituba.

A ferrovia terá 934 km de extensão e o investimento previsto será de R$ 12 bilhões. O projeto tem como objetivo consolidar o novo corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte.

A ferrovia terá o ponto de partida na cidade de  Sinop(MT) rumo ao Pará , margeando a BR-163, até chegar ao porto de Miritituba, em Itaituba no oeste do estado do Pará. A partir dali, a carga acessa a hidrovia do Rio Tapajós, segue até o Amazonas e ganha o Atlântico.

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O contrato prevê que a ferrovia seja construída em cinco anos, prazo apertado para entregar 1.142 km de malha, se incluídos os pequenos ramais que precisam ser feitos em pátios logísticos. Por causa do processo de licenciamento ambiental, a previsão hoje é que a obra comece, efetivamente, em meados de 2020.

Por Blog Adecio Piran

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