Notas antigas do real sairão de circulação; o que fazer?
As notas ainda mantêm seu valor e podem continuar sendo utilizadas normalmente. | Foto: Reprodução
Veja quais são as notas que sairão de circulação e o que fazer para identificar notas falsas.
As primeiras cédulas do real serão retiradas de circulação, de acordo com a determinação do Banco Central. Mas caso você tenha essas cédulas, não há necessidade de entrar em pânico – as notas ainda mantêm seu valor e podem continuar sendo utilizadas normalmente.
O que aconteceu?
- Desgaste natural. As notas da primeira família do real estão sendo retiradas de circulação devido ao desgaste natural ocorrido com o tempo.
- Problemas na logística. Cédulas em más condições físicas causam problemas logísticos, dificultando a operação de serviços que dependem de dinheiro em espécie. Dependendo do estado, essas cédulas podem realmente estar quase desmanchando ou com avarias.
- Identificação comprometida. O desgaste das notas compromete a identificação dos elementos de segurança pela população, como na observação da marca d’água, que é vista ao colocar a cédula contra a luz.
Há poucas em circulação. As cédulas da primeira família do real representam 3% do total de cédulas em circulação. Elas foram lançadas em 1994 e entraram no lugar do cruzeiro real.
Preciso fazer algo com minhas notas antigas?
- Validade continua. As notas antigas continuam válidas e podem ser usadas normalmente.
- Não há restrições. Podem ser utilizadas para compras e pagamentos do dia a dia sem restrições.
- Não precisa trocar. Não há necessidade de correr aos bancos para trocá-las imediatamente.
Quem vai recolher as cédulas antigas?
Responsabilidade dos bancos. Os bancos são responsáveis pelo recolhimento das cédulas antigas. Conforme a Instrução Normativa BCB Nº 488, ao receberem essas notas, as instituições financeiras devem encaminhá-las ao Banco Central. Este, por sua vez, substituirá as cédulas antigas por novas.

Como saber se são falsas?
De acordo com o Banco Central do Brasil, os principais elementos de segurança dessas notas são:
Marca-d’água.
- Segure a nota contra a luz e veja aparecer uma figura.
- Notas de 5 e 10 reais: aparece a bandeira nacional.
- Nota de 2 reais: aparece uma tartaruga e o número 2.
- Nota de 20 reais: aparece um mico-leão-dourado e o número 20.
- Notas de 50 e 100 reais: aparece uma efígie da República.
Imagem latente.
- Coloque a nota deitada, com o canto esquerdo voltado para você, e veja aparecer as letras BC, que estavam escondidas.
- Notas de 2 e 20 reais: a nota deve ficar deitada de frente para você.
- Alto-relevo.
- Passe o dedo sobre algumas áreas da nota e sinta o alto-relevo.
Faixa holográfica.
Só está presente nas notas de 20 reais. Ao movimentar a nota, aparecem na faixa brilhante as figuras do mico-leão-dourado e o número 20, em três tamanhos.
Registro coincidente.
- Segure a nota em direção à luz e você verá que o desenho das Armas Nacionais aparece completo.
- Detalhe: as partes impressas no verso casam certinho com as da frente.
Fonte: Agência Brasil e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 19/07/2024/07:56:20
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com