Nove carroças são tiradas de circulação em Belém
Além de atrair urubus, a presença do lixo em áreas urbanas favorece a proliferação de mosquitos e roedores, transmissores de diversas doenças. (Foto: Agência Belém ) –Nove carroças usadas para descartar irregularmente lixo em bairros próximo ao Aeroporto de Belém são apreendidas
Lixo atrai diversos animais, entre eles urubu, que, segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, está em segundo lugar no ranking das aves que mais colidiram com aeronaves entre 2000 e 2014.
Nove carroças utilizadas para descarte de lixo e entulho em vias e canais foram apreendidas pela Prefeitura de Belém esta semana, em bairros próximos do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, informou o órgão. A operação realizada pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), com o apoio da Guarda Municipal de Belém e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), tem por objetivo combater o descarte irregular de lixo e entulho que comprometem a segurança do tráfego aéreo na capital.
É descartada irregularmente nesses lugares grande quantidade de lixo domiciliar. O material orgânico atrai diversos animais, entre eles o urubu de cabeça preta que, segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), está em segundo lugar no ranking das aves que mais colidiram com aeronaves entre 2000 e 2014, perdendo apenas para o pássaro quero-quero. Neste período foram registradas, no Brasil, mais de 8.000 colisões com pássaros entre 2011 e 2015, e estima-se que esta quantidade corresponda a somente 27% do total efetivamente ocorrido.
As carroças foram apreendidas nos bairros do Bengui, Tapanã e Parque Verde. “Percorremos os locais que estavam no roteiro da operação, que eram o Conjunto Tapajós e Rodovia do Tapanã, e também na Estrada da Yamada e do Bajé. Conseguimos flagrar o descarte e fazer a apreensão das carroças, e por conta disso vamos continuar nessas áreas e intensificar a fiscalização”, disse o coordenador de fiscalização da Sesan José Argentino.
Entre o ano de 2013 até o primeiro semestre deste ano, mais de 730 carroças foram apreendidas nas operações coordenadas pela Sesan.
Nove carroças utilizadas para descarte de lixo e entulho em vias e canais foram apreendidas pela Prefeitura de Belém, esta semana, em bairros próximos do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans. (Foto: Agência Belém)
Ele destacou que, além de atrair urubus e prejudicar a segurança da aviação, a presença do lixo em áreas urbanas favorece a proliferação de mosquitos e roedores, transmissores de diversas doenças. “Essa fiscalização é para minimizar o descarte irregular de resíduos sólidos e garantir a segurança para os moradores e para as aeronaves que sobrevoam no local”, disse.
Entre o ano de 2013 até o primeiro semestre deste ano, mais de 730 carroças foram apreendidas nas operações coordenadas pela Sesan. Mais de 600 pontos de descarte recebem atenção permanente, pois são regularmente utilizados para descartar o lixo de forma criminosa.
Por G1 PA, Belém
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP – JORNAL FOLHA DO PROGRESSO no (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) Site: WWW.folhadoprogresso.com.br E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br