Operação Ágata Uiara: Ação Conjunta das Forças Armadas do Brasil revela esconderijo de entorpecentes

image_pdfimage_print

Avião de caça A-29 da FAB identifica pista não homologada em Barcelos, levando ao descobrimento de 400 kg de entorpecentes.

Na madrugada de 25 de maio, uma aeronave de caça A-29 da Força Aérea Brasileira (FAB) foi empregada numa ação de segurança na área da Operação Ágata Uiara. Através de um voo de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), identificou-se uma pista de pouso não homologada no município de Barcelos (AM).

Descobrimento da Aeronave Camuflada e Entorpecentes

4

Após a identificação da pista ilegal, equipes da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da FAB enviaram tropas ao local. Em um acampamento provisório, foi encontrada uma aeronave camuflada, coberta por galhos e folhas de árvore, com aproximadamente 400 kg de entorpecentes, incluindo cocaína, skank e maconha.

Ação do PARA-SAR e Apoio Aéreo

Os desafios de uma operação na região de floresta densa foram superados pela atuação do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), que abriu uma clareira de 20 metros para que a aeronave H-60L (Black Hawk) pudesse pousar com segurança, transportando 14 operadores especiais, dentre eles, dois Policiais Federais. Além disso, um UH-12 da Marinha realizou sobrevoo na área, transportando operadores especiais para Santa Isabel do Rio Negro e Tefé, cidades próximas ao local da operação.

A Importância da Operação Ágata Uiara

O General de Brigada Ricardo Moussallem, Chefe do Estado-Maior Conjunto, salientou a importância da operação. “O emprego do poder aeroespacial na situação de incertezas da região de floresta é essencial para assegurar o sucesso da operação de combate a ilícitos e garantir a segurança da tropa no terreno”, destacou. A Operação Ágata Uiara, coordenada pelo Ministério da Defesa e iniciada em maio, tem como foco o combate a crimes transfronteiriços e ambientais, além de reforçar a presença do Estado Brasileiro na região fronteiriça entre Brasil, Peru e Colômbia, em cooperação com agências governamentais e órgãos federais, estaduais e municipais.

Fonte: PorMarcelo Barros, via Agência Força Aérea e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/06/2023/18:24:10

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: