Operação contra garimpo ilegal de ouro no sul do Amazonas prende 5 pessoas, entre elas 2 militares

image_pdfimage_print

De acordo com o Instituto Chico Mendes, 50 garimpeiros foram identificados dentro da área de conservação, que teve cerca de 50km² devastados.

Fiscalização prende homens por garimpo ilegal na Floresta Nacional de Urupadi no AM

Agentes da Força Nacional de Segurança e do Instituto Chico Mendes estão fazendo uma operação no sul do Amazonas contra o garimpo ilegal de ouro.
Leia também:Sul do Amazonas: Ibama faz operação contra gado em área embargada

*Fiscais do Ibama são recebidos a tiros por garimpeiros ilegais na Terra Yanomami em Roraima

Em cinco dias de operação, os fiscais encontraram acampamentos montados na Floresta Nacional de Urupadi, no Amazonas, para atividade de garimpo ilegal. Os barracos eram equipados com TV e internet. Foram apreendidas armas e munição. Ao todo, os agentes destruíram 34 acampamentos, além de máquinas.

“Encontramos vários maquinários, escavadeiras hidráulicas, pá carregadeira, quadriciclos para usar no transporte e na movimentação dos garimpeiros no interior da unidade e também muito combustível,”, diz Sidney Rodrigues, coordenador da operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

As equipes identificaram 50 garimpeiros dentro da área de conservação. Cinco foram presos, entre eles um homem que se apresentou como militar do Exército.
A fiscalização também encontrou duas pistas clandestinas para aviões. De acordo com as investigações, o garimpo ilegal devastou uma área de aproximadamente 50km². Até agora, garimpeiros foram multados em R$ 3,6 milhões.
Agora, os agentes investigam se há a participação de empresários no esquema, usando empresas para lavar dinheiro do garimpo ilegal.

“A operação vai ocorrer durante todo ano aqui nessa unidade para combater a ilegalidade, tanto como crime de desmatamento, quanto a prática ilícita de crime ambiental e também a extração ilegal de minério”, afirma Rodrigues.

O Exército confirmou que dois militares foram presos nessa operação, e que o batalhão deles está tomando as providências necessárias.
AssiSta a reportagem do fantástico clique AQUI

Publicado Por:Jornal Folha do Progresso em 01/04/2023/06:54:06 com informações do Jornal Nacional

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: