Operação do Ibama destrói equipamentos de garimpo em TI Kayapó- “Indígenas disparam tiros contra Helicóptero”

image_pdfimage_print

Helicóptero do IBAMA é atingido por tiros na terra indígena Aldeia BAU (Fotos Via WhatsApp ao Jornal Folha do Progresso)

Operação do Ibama e da Funai tenta expulsar garimpeiros da Terra Indígena BAU , entre Novo Progresso e Altamira no Pará.  Segundo a informação de indígenas ao mínimo 7 escavadeiras usadas para a extração do ouro foram destruídas na operação. Os Garimpos do Coringa foram alvo de destruição.

Veja localização do conflito clique AQUI

Sem título

O combate ao crime ambiental, exige preparo os agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sempre preveem que enfrentarão algum tipo de resistência. Mas neste domingo (06) situação foi ainda mais grave: eles foram recebidos a tiros numa operação contra o garimpo na Terra Indígena BAU , no Pará.

Dois helicópteros participavam da ação, conforme relatos via áudio de liderança, os indígenas pediam para os helicópteros pousarem para dialogar, a recusa resultou em alguns disparos por indígenas no helicóptero, não houve danos maiores, a operação continua com destruição de balsa e equipamentos de garimpos – “não houve confirmação dos disparos terem atingido aeronave”-.  Não temos informações da participação de agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai). Líder indígena confirmou disparos contra aeronave.

Leia Também:Kayapós divulgam manifesto contra garimpo em terra indígena, após protestos no Pará 

A Fiscalização estava em busca de escavadeiras hidráulicas usadas pelos garimpeiros.

Ainda conforme informações que chegou na redação do Jornal Folha do Progresso não houve troca de tiros com os agentes em terra. Ninguém foi ferido!

Desde o ano passado, Funai e Ibama articulam uma parceria para expulsar os garimpeiros das reservas, indígenas contrários a permanência de garimpos em suas terras, bloquearam a rodovia BR 163 pedindo ao governo a retirada de garimpeiros.

Garimpeiro morador de Novo Progresso relata operação no grupo de Whats App do Jornal Folha do Progresso.

Vejam relatos de garimpeiro Fabio de Novo Progresso

Minha pc foi queimada hoje a sensação é horrível sensação de fraqueza por não poder fazer nada sensação de tristeza por tomar um prejuízo tão alto ..poxa eu vivo mato trabalhando sou honesto arrisco minha vida todos os dias no meio do mato tem pessoas que dependem de mim somos trabalhadores honesto muito lamentável a vontade que dá é de perder a paciência pois é muito triste ver seu esforço ser destruído por um bando de covardes ??

 

Assista ao Vídeo

Vejam Fotos da operação abaixo

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: