Pará recebe evento nacional sobre aleitamento materno

image_pdfimage_print

A Hora do Mamaço vai reunir mães para amamentarem os filhos na Praça da República

Belém recebe a 3a edição de “A Hora do Mamaço”, no dia 3 de agosto, às 9h, na Praça da República. “A Hora do Mamaço” é um evento anual e oficial da Comunidade Aleitamento Materno Solidário (AMS Brasil), organizado por Simone de Carvalho, pedagoga e fundadora da AMS.

O objetivo deste evento é promover uma mobilização onde mães se reunirão para amamentarem seus bebês em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A capital paraense fugiu à regra do evento nacional, que realiza a atividade no dia 2 (sábado), pois, a organização levou em consideração a tradição local de frequentar as praças aos domingos.

Simone conta o que a levou a criar o movimento, “a ideia surgiu há 3 anos, após o episódio de uma mãe ser impedida de amamentar no Itaú Cultural em São Paulo. Diante da repercussão e adesão da mídia ao assunto, resolvemos tornar o evento oficial e anual para que este tema tão importante e fundamental para a saúde da nossa sociedade possa ser debatido continuamente”, explica.

Durante a programação, serão feitas fotos em selfie das mães amamentando para a criação de “memes” que serão “viralizados” nas redes sociais. As fotos de cada cidade receberão um tratamento especial com a logo do evento e uma frase de impacto, “nossa intenção é que estas fotos e as frases de impacto virem uma febre de compartilhamento e, com elas, consigamos conscientizar toda a sociedade da importância do aleitamento materno, exclusivo para mãe e bebê”, afirma Simone.

Desde 2011, 45 cidades e alguns países já participaram, aproximadamente 200 fotos foram compiladas em um vídeo que já ultrapassou as 25 mil visualizações. Este ano a Região Norte entrou para a estatística das participações, pois, receberá o evento em Altamira e Belém, no Pará e em Manaus, no Amazonas.

O evento é realizado nas cidades, conforme a disponibilidade das parcerias. Em Belém, Marina Guerrero, ativista do Parto Humanizado e integrante do grupo de apoio “Ishtar – Espaço para Gestantes”, é a representante oficial.

Marina diz que se prontificou em promover o evento em Belém, quando viu a organização país a fora, a movimentação em Belém começou via Facebook, “creio que faltam incentivos e iniciativas em promover estas reuniões calorosas e de troca de experiências sobre o aleitamento materno, que por sua vez, parece uma tarefa fácil, apenas de nutrição, quando na verdade vai muito mais além. É uma tarefa regada a paciência, persistência e, claro, troca de emoções inigualáveis entre mãe e filho.

A maioria dos processos que envolvem a gestação, nascimento e amamentação são cercados de mitos e estas rodas de conversa, grupos de apoio como e encontros deste tipo promovem além do amor e formação de novas amizades, a desmistificação do senso comum que muitas das vezes vem coberto de incertezas e falta de embasamentos científicos que comprovem suas eficácias”, garante Marina.

“A Hora do Mamaço” em Belém trará ao público o psicólogo do Instituto Rodaviva, Alexandre Coimbra Amaral, para esclarecer dúvidas e compartilhar com todos os participantes um pouco de seus conhecimentos sobre Apego desde a infância até a idade adulta, além de outros profissionais das áreas da saúde e educação que esclarecerão dúvidas sobre o aleitamento materno.

O movimento nacional também tem como objetivo conseguir a aprovação da lei que permite a amamentação em qualquer lugar, “nosso alvo é conseguir que o projeto “Lei de Proteção à Mãe que Amamenta: em qualquer hora em qualquer lugar” alcance a marca das 100 mil assinaturas para levarmos ao Congresso Nacional”, enfatiza Simone de Carvalho.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Tel. 3528-1839 Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: