Pelo menos 770 pacientes aguardam doação de rim no Pará

image_pdfimage_print

Criação de organização no Estado pode ajudar a encontrar possíveis doadores

Até 31 de agosto deste ano, segundo a CNCDO (Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos Estadual), cerca 770 pessoas estavam na fila do transplante renal no Pará. Um desses pacientes é Isana Pimentel, 36 anos. Devido ao lúpus, seus rins deixaram de funcionar e ela iniciou um tratamento emergencial com a hemodiálise. Em 2004 passou por transplante renal no HOL (Hospital Ophir Loyola), mas devido às complicações ocasionadas por um vírus ocorreu a rejeição do órgão transplantado e mais uma vez Ivana está na fila de espera por um rim.

‘Não esperava ter minha vida ligada a uma máquina novamente. Consegui com muita dificuldade terminar o curso de Pedagogia, mas sinto muita fraqueza e não consegui exercer a profissão’, explicopu Isana. Durante três vezes na semana, ela passa por sessões de hemodiálise no Ophir Loyola, com duração de quatro horas cada, até que consiga um doador. Há 14 anos, o hospital desenvolve um serviço de transplantes renais, atendendo mensalmente 160 pessoas, entre cirurgias e pacientes em tratamento pré e pós-operatório. Atualmente, este procedimento também é realizado no Hospital Saúde da Mulher e Hospital Regional do Baixo Amazonas.

A cirurgia dura de duas a três horas e consiste na transferência de um rim de um indivíduo doador, que pode ser vivo ou falecido (morte encefálica) para outra pessoa receptora. “O rim transplantado vai exercer a função de filtração do sangue, para que ocorra a produção de urina e, assim, restabelecer a qualidade de vida do paciente”, explica Ricardo Tuma, chefe do serviço no HOL.

top quality medications. generic dapoxetine india . fastest shipping, generic dapoxetine .

Modalidade terapêutica de alta complexidade, o transplante de rim é considerado a mais completa alternativa de substituição da função renal. A finalidade do enxerto é compensar ou substituir uma função perdida para pacientes renais crônicos em fase terminal ou não, em diálise ou em fase pré-dialítica, portadores de diabetes mellitus e/ ou hipertensão arterial, ou outras nefropatias diversas que levem à Insuficiência Renal Crônica (IRC).

Para a realização de um transplante é necessário um trabalho coordenado pela CNCDO, em conjunto com as Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), a Organização de Procura de Órgãos (OPO), equipes de intensivistas, equipes especializadas e credenciadas para realizar captação e transplantes, laboratórios e de uma forma muito especial as famílias que, voluntariamente, autorizam a doação de órgãos de entes falecidos mediante o diagnóstico de morte encefálica.

Esperança

Na tentativa de aumentar os números de transplantes no Pará, foi firmado um contrato para a implantação da Organização de Procura de Órgãos (OPO), via Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O serviço terá sede no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e dará cobertura para hospitais de Belém e região. Outra OPO será instalada em Santarém. “O aditivo contratual já foi liberado e as equipes técnicas estão sendo treinadas, assim como está sendo feita a estruturação do espaço físico”, informou Ierecê Miranda, da CNCDO.

mar 19, 2012 – fluoxetine price – 10% off for all reorders. bonus pills for every order. fastest delivery viagra ::: we sale brand and generic drugs. fucidin without prescription

De acordo com informações da Central, o Hospital Metropolitano é responsável por 98% dos doadores do Estado, devido ao perfil de hospital de trauma. Em 2012, o início dos transplantes intervivos no Hospital Público Regional do Araguaia, localizado em Redenção, contribuiu para o aumento de transplantes renais no Pará.

there safe place buy baclofen online, buy baclofen without consultation, buy baclofen visa, order baclofen no prescription canada , baclofen 10mg order, generic 

Em 2013 foram realizados 53 transplantes renais, destes 12 ocorreram intervivos e 41 com doadores falecidos, sendo 19 doadores de múltiplos órgãos. De janeiro a julho de 2014, foram realizados 29 procedimentos, nove intervivos e 20 com doador falecido, sendo 10 doadores de múltiplos órgãos. O Estado realiza uma média de cinco transplantes renais por mês.

Todos os hospitais com capacidade diagnóstica para causa de comas que levam a morte encefálica devem possuir uma Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. Esta comissão avalia um doador com base na história clínica, antecedentes médicos e exames laboratoriais. Também analisa a viabilidade dos órgãos, bem como a sorologia para afastar doenças infecciosas e teste de compatibilidade para prováveis receptores.

Diante da possibilidade de uma doação, a comissão notifica a CNCDO/Pará e realiza entrevista com a família sobre a autorização para a possível doação de órgãos isolados, tecidos ou de múltiplos órgãos. Realizados os protocolos da doação, a CNCDO disponibiliza os órgãos e tecidos de acordo com a lista de espera, para que as equipes médicas responsáveis aceitem ou recusem o enxerto, conforme as especificações clínicas e genéticas do receptor selecionado em relação ao perfil do doador.

No Pará são realizados transplantes de rins e córneas. Os órgãos não transplantados no Estado são disponibilizados para a Central Nacional de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, responsável pelo registro de todas as listas de urgência em todo o Brasil no Sistema Integrado de Gerenciamento/ Sistema Nacional de Transplantes – seguindo estritamente critérios estabelecidos por lei, podendo ser cronológica ou por gravidade do receptor.

Fonte: ORMNews.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Tel. 3528-1839 Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: raising, medicine and generic amoxil 500 mg amoxil reviews buy amoxicillin buy zoloft doing economic areas was how natural dramatic venous services 50mg ? 270 pills, $0.43, $116.96, $102.34, +, add to cart. folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

One thought on “Pelo menos 770 pacientes aguardam doação de rim no Pará

%d blogueiros gostam disto: