Peninha: “Alunos do Ensino Médio estão sendo prejudicados em Moraes Almeida”

image_pdfimage_print

O vereador Dirceu Biolchi foi o primeiro a falar na sessão de terça-feira(1º), na Câmara Municipal de Itaituba sob a situação do Ensino Médio no Distrito Municipal de Moraes Almeida.

Segundo o vereador Dirceu, o Estado não possui nenhum funcionário para atender assuntos relacionados ao Ensino Médio naquela comunidade. O estado mantém apenas o contrato dos professores, com isso, quem procura alguma informação sobre o segundo grau, não tem com quem obter, pois não há representante da rede estadual de ensino em Moraes Almeida, afirmou Dirceu. As informações são do O Impacto

O vereador Peninha, usando a tribuna se solidarizou com a comunidade de Moraes Almeida. Disse que há anos vem lutando pela construção de uma escola de Ensino Médio naquele distrito municipal. Lembrou que desde o governo do então Governador Almir Gabriel, vem pedindo a construção da unidade escolar. “Entra governador e sai governador, prometem e até hoje a escola não foi construída”, disse indignado o parlamentar.

O vereador lembrou que há anos o ensino médio vem funcionando na escola municipal Cesar Almeida. O município cede salas de aulas. Porém, este ano, com o aumento de alunos no ensino fundamental, o município não pode mais ceder salas durante o dia para funcionar o Ensino Médio. O município só cedeu salas na parte da noite, devido não funcionar ensino fundamental na referida escola.

São cerca de 300 alunos que precisam estudar o Ensino Médio em Moraes Almeida, afirmou Peninha. Porém, as turmas que funcionavam durante o dia, duas turmas, foram suspensas, com isso, estes alunos adolescentes menores de 16 anos, preocupados com a violência, os pais não querem matricular a noite, o que realmente está correto.

Cerca de 150 alunos concluíram no ano passado o Ensino Fundamental e precisam dar continuidade ao estudo, entretanto, durante o dia não vai mais funcionar o Ensino Médio em Moraes Almeida, garantiu Peninha. “Estar havendo uma evasão muito grande de alunos para Itaituba, Novo Progresso e até para cidades do Mato Grosso”, disse o edil itaitubense.

Peninha falou com o Diretor da URE, professor Ribamar Almeida, sobre o assunto. O professor informou ao vereador que realmente em Moraes Almeida, apesar de já ter enviado vários ofícios a Secretaria de Educação do Estado, o Estado contratou apenas professores. Não tem um auxiliar administrativo, uma servente, um vigia contratado, disse Ribamar. “O Estado é sabedor desta situação”.

O professor disse conhecer a situação e que já enviou vários ofícios a Secretaria de Educação do Estado relatando. Porém, a SEDUC até hoje não deu uma resposta.

Enquanto isto, os alunos que precisam concluir o Ensino Médio estão prejudicados. Alguns, já estão se matriculando em outras cidades para estudarem. Outros aguardam ainda uma solução do Estado para estudarem em Moraes Almeida, concluiu Peninha.

Jornal Folha do Progresso em 01/02/2022/16:31:56

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: