Pessoas com HIV reclamam de longa fila para conseguir medicamentos em Belém

image_pdfimage_print

Casa Dia, em Belém, atende doenças Infecciosas Adquiridas — Foto: Reprodução / Agência Belém
Espera por horas no sol, desorganização e falta de orientação são reclamações entre pacientes.

Pessoas vivendo com HIV reclamam da falta de organização e da demora no atendimento para receber medicamentos e realizar coleta de exames no Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia), em Belém. Na manhã desta quinta-feira (29), uma longa fila se formou na unidade.

Mais de 150 pacientes aguardavam serem chamados por volta das 10h. A espera, segundo os relatos, é no sol quente e desde as primeiras horas da manhã. Houve gente que, mesmo assim, voltou para casa sem os medicamentos. Imagens não foram usadas pelo g1 para não expor os pacientes.

O tratamento contra o vírus HIV é feito pelo Sistema Único de Saúde e é ofertado em um único lugar na capital, na avenida Pedro Álvares Cabral. Para ser eficaz, é necessário que o medicamento seja tomado todos os dias, sem exceção.

A cada dia sem o tratamento, o vírus pode sofrer mutações dificultando a aceitação do organismo aos remédios.

“Aqui é uma bagunça, não recebemos orientação, não sabemos o que fazer, se é dia de exame, se já podemos receber os remédios. Eu só vou conseguir daqui a mais uma semana. São mais dias sem tomar o remédio”, afirma um dos usuários, que preferiu não ser identificado.

Responsável pela disponibilização de exames de monitoramento do HIV na rede pública, e na distribuição dos medicamentos, a prefeitura de Belém foi procurada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), mas não havia dado resposta até publicação da reportagem.

Fonte: g1 Pará e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 29/06/2023/15:10:12

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: