Polícia Civil avalia atuação no baixo Amazonas e Diretor de Polícia do Interior projeta melhorias para a região

image_pdfimage_print

Coletiva de imprensa na 16ª Seccional de Polícia Civil — Foto: Dominique Cavaleiro/G1

Contratação de novos servidores, aumento da capacidade de internet e lanchas vão colaborar com a melhoria do trabalho da PC no oeste do Pará.

O delegado de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará, José Humberto de Melo Junior, esteve em Santarém, oeste do Pará, para avaliar a atuação da PC no Baixo Amazonas. A coletiva aconteceu neste domingo (24) na sala de reuniões 16ª Seccional de Polícia Civil.

Participaram da coletiva o Superintendente Regional de Polícia Civil do Baixo Amazonas, Jamil Farias Casseb, o Diretor da 16ª Seccional de Polícia Civil, Germano do Vale, assim como a responsável pela Deam e Deaca, delegada Andreza Alves.

Ao G1, o delegado José Humberto falou sobre a contratação de novos servidores para atender à demanda de ocorrências na região e comentou sobre a necessidade de reformar alguns prédios de delegacias da região, como já consta no planejamento.

Plantões em Alter do Chão e Delegacia da Mulher

Entre os temas abordados na coletiva, a Polícia Civil avaliou como positiva a presença de servidores plantonistas tanto na UIPP de Alter do Chão, quanto na Delegacia de Atendimento à Mulher, principalmente aos finais de semana.

Para o diretor da 16ª Seccional, são aos fins de semana que os proprietários de imóveis em Alter do Chão tomam conhecimento que foram vítimas de furtos. “Esta vítima se dirige até a UIPP e lá tem um servidor nosso, assim como viaturas”, disse Germano.

Contratação de novos servidores

Durante o encontro, o delegado José Humberto também falou sobre a necessidade da contratação de novos servidores para atender a demanda na região. Alguns servidores da Prefeitura de Santarém foram cedidos à Polícia Civil, porém esses só poderão ficar até 31 de julho.

José Humberto contou que a primeira etapa para sanar esta problemática era conseguir um prazo para a permanência desses profissionais cedidos, o que foi possível estender até 31 de julho, não sendo possível estender mais que isso.

“A segunda fase da resolução do problema é sentar junto com o secretário de segurança, delegado geral e com o comandante da PM e tentar o mais breve possível fazer a contratação desse pessoal, nem que seja por PSS (Processo Seletivo Simplificado)”, disse.

Mediação de conflitos

Outro ponto avaliado pela Polícia Civil, foi a implantação da Mediação de Conflitos, que é a possibilidade de resolver pequenos impasses, evitando que novos procedimentos sejam realizados, como briga de vizinhos, ou crimes de menor potencial ofensivo.

O Superintendente Regional Jamil Farias Casseb avaliou positivamente esse recurso, que não é mais uma novidade na região oeste do Pará. “É uma experiência fantástica que já vem sendo desenvolvida em outros municípios da nossa região e hoje já temos na UIPP do Santarenzinho e da Nova República

Melhorias

Na ocasião, os profissionais da segurança pública falaram das melhorias para o trabalho da Polícia Civil na região. Por intermédio do delegado José Humberto, novos computadores deverão chegar nos próximos dias em Santarém para sanar a problemática dos registros de Boletim de Ocorrência durante á noite e nos fins de semana. Os serviços de internet também receberam aumento na capacidade, para atender a demanda.

“Alguns servidores estão se aposentando, ano passado perdemos seis escrivães, que eram de fundamental importância, e quem faz esses serviços são os assistentes administrativos, assim como os servidores da prefeitura cedidos para a polícia. Então dentro das nossas possibilidades estamos tentando solucionar, realmente existe essa problemática ainda. A sala de ocorrência fica disponível de 8h da manhã até as 19h e a população às vezes quer vir a noite, que é quando está funcionando a Central de Flagrantes. Estamos sanando essa problemática para atender com excelência a população”, disse Germano do Vale.

Outra novidade para a melhoria no trabalho da Polícia Civil é a chegada de duas embarcações do tipo lancha, para atender as ocorrências com acesso somente por rio, além do transporte de policiais para operações em outras cidades da região.

Por Dominique Cavaleiro, G1 Santarém, PA

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP – JORNAL FOLHA DO PROGRESSO no (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou adeciopiran_12345@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: