Polícia Militar Postos Policiais são ativados em regiões garimpeiras de Itaituba

image_pdfimage_print

Postos policiais Segundo o Comandante, os postos fazem parte de uma demanda antiga da região e serão ativados para garantir mais segurança para a população dessas localidades. (Foto: Ascom / PMPA)

Na noite de terça-feira(29), O Coronel José Dilson Melo, Comandante Geral da Polícia Militar do Pará (PMPA), assinou uma portaria do Estado Maior Geral, autorizando a ativação de dois postos policiais na área de abrangência do Comando de Policiamento Regional (CPR X) de itaituba, oeste do Pará.

A portaria autoriza a ativação do 142º Posto Policial Destacado da comunidade de Cuiú-Cuiú e o 143º Posto Policial Destacado da comunidade de Penedo.

Segundo o Comandante, os postos fazem parte de uma demanda antiga da região e serão ativados para garantir mais segurança para a população dessas localidades.

No último dia 17, representando o Governador Helder Barbalho, o Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, realizou a entrega de uma caminhonete Toyota Hilux ao distrito de Cuiú-cuiú, em Itaituba.

O veículo é considerado ideal para as especificidades do distrito, e será utilizada nas ações ostensivas e preventivas na localidade, que só pode ser acessada por embarcações ou aeronaves de pequeno porte. “O distrito de Cuiu-cuiu também foi contemplado com uma nova viatura 4X4, compatível com as estradas e vicinais da região além de todas as vantagens operacionais, de segurança e custeio que o veículo representa”, frisou o Comandante-geral da PM durante a entrega da chave do veículo para o comandante do Destacamento.

caboMomento da entrega da viatura. Foto: Ascom / PMPA

Cuiú-Cuiú está situado próximo ao rio Crepuri, o distrito recebeu milhares de garimpeiros entre as décadas de 70 e início de 90, movidos pelo interesse em explorar ouro, entre outros minérios. Em maio do ano de 1982 a PMPA, em parceria com a comunidade, marcou território na região com a instalação do Destacamento do Cuiu-Cuiu. O prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, agradeceu em áudio pela ativação dos postos. Valmir disse que é muito importante a participação da Polícia militar nas comunidades garimpeiras. “ As famílias se sentem mais seguras e é uma grande conquista para o município”. Ressaltou o gestor.

valmirPrefeito de Itaituba, Valmir Climaco. / Foto reprodução

Em razão da distância, difícil acesso e rusticidade da região, a localidade representa no imaginário policial militar um símbolo de alcance e abnegação da Corporação em prestar os serviços à população paraense pois é o único órgão estadual que atua nessas áreas de forma permanente. Até então, a unidade policial destacada responsável pelos distritos era o 105° PPD Água Branca, agora as comunidades garimpeiras seguem com seus postos individuais. On News/ PM

Por:Aline Mendes Portal On News

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

 

error: Jornal Folha do Progresso
%d blogueiros gostam disto: