Projeto quer reduzir atropelamentos de animais silvestres.

image_pdfimage_print

foto;Tamanduá-bandeira- A cada segundo cerca de 15 animais silvestres são atropelados nas estradas brasileiras. Anualmente é uma média de 475 milhões de bichos mortos. O cálculo é do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais. Para frear esses números um projeto de lei inédito transita na câmara dos deputados. Ele prevê a instalação de passarelas para travessia de animais, sinalização mais eficiente para os motoristas e regras para licenciamento de estradas estaduais e federais. O projeto de lei 466/2015 – prestes a ser aprovado nas próximas semanas – também estipula a formação de um banco de dados sobre atropelamentos de animais.

De acordo com as estimativas do CBEE, noventa por cento dos animais silvestres vitimados por atropelamentos são pequenos vertebrados: sapos, rãs, cobras e pássaros. Entretanto, os números do centro de estudos revelam que cinco milhões de animais de grande porte – entre eles onças, lobos-guará, cervos, antas e tamanduás – são atingidos e mortos por veículos todos os anos.

Além do CBEE, o projeto de lei tem o apoio da Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, que mantém uma campanha em sua página na internet (http://www.redeprouc.org.br/pl-466-diga-nao-ao-atropelamento-de-fauna/) a fim de pressionar os deputados a aprovarem o texto. Você pode colaborar colocando seus dados no abaixo-assinado da rede com mensagem a ser enviada para os mais de quinhentos deputados federais.

As 3 estradas mais perigosas do Brasil para os animais

– BR-471, Rio Grande do Sul, no cruzamento com a Estação Ecológica do Taim

– BR-262, Mato Grosso do Sul, que divide regiões de Cerrado e do Pantanal

– BR-101, norte do Espírito Santo, que atravessa a Reserva Biológica de Sooretama
Por: National Geographic
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981151332 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)  (093) 35281839  E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: