Pronatec oferece 9.500 vagas no Pará

image_pdfimage_print

O governo federal anunciou a criação de 9.500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no Pará. Os cursos estão sendo oferecidos neste segundo semestre pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os cursos estão sendo oferecidos em 104, dos 144 municípios paraenses nos Institutos Federais de Educação e nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Todos os cursos são oferecidos gratuitamente. Quem participa ainda recebe auxílio para alimentação, transporte e material escolar. Para se inscrever no Pronatec, é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

As matrículas devem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município. “Em cada município, a assistência social tem um papel muito importante no processo de mobilização para acessar as vagas”, ressaltou o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller.

Segundo ele, a oferta de cursos leva em conta a demanda das empresas e a vocação econômica da região, o que garante uma chance maior de empregabilidade. “São cursos que aumentam o potencial de empregabilidade do profissional, 54% dos beneficiários do Bolsa Família conseguiram sua primeira carteira assinada por meio do Programa”, ressalta.

As aulas têm duração média de dois anos. Além de buscar um curso com menor tempo de conclusão, os estudantes também optam por aqueles que atendem à demanda do mercado.

Pelo Pronatec, a quantidade de vagas e os tipos de cursos são negociados entre prefeituras, instituições que ministram os cursos, trabalhadores e empresariado em cada município participante.

A escolha leva em conta a vocação econômica e os déficits de mão de obra de cada região. Isso aumenta as chances de contratação dos profissionais formados, um dos maiores desafios do plano.

“Cada município tem sua particularidade. Há oportunidades específicas de emprego em cada um. Antes do Pronatec, as peculiaridades locais sequer eram identificadas por programas de governo”, destaca o diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luiz Müller.

O período de inscrição não é predefinido. Ele ocorre de acordo com a demanda e a disponibilidade de vagas em cada município. Para inscrições e informações, o interessado deve ir até o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município em que reside ou ligar para o número 0800-707-2003.

apologies, but no generic buspar online results were found for the requested script buy prozac online amoxicillin generic – amoxil online phenergan price canada phenergan price canada Promethazine without prescription generic name for amoxil uk; no prescription amoxicillin – amoxicillin without prescription buy amoxil online canada; amoxil buy buspar without a prescription online generic buspar Conheça as cidades e polos com vagas do Pronatec no Pará

(DOL com informações de Luiza Melo/Diário do Pará)

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

fluoxetine online without prescription buy purchase atarax online. lowest prices for all medications and great discounts. buy atarax now! enjoy! fluoxetine online, additionally, topics treated with either 90 mg or 20 milligrams fluoxetine rated considerably better 

%d blogueiros gostam disto: