Serviço de Capelania garante apoio espiritual a pacientes no Hospital de Castelo de Sonhos

image_pdfimage_print

Representantes de várias religiões participaram da apresentação do serviço e aprovaram a iniciativa da unidade, que integra a rede estadual pública de saúde

Para ajudar pacientes no período de internação, o Hospital Público Geral Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho (HGPCS), no município de Altamira, Região de Integração Xingu, oferece o serviço de capelania desde esta quarta-feira (12).
O serviço foi apresentado pela Comissão de Humanização da unidade, com a presença de 20 representantes de denominações religiosas. Todos participaram de treinamento sobre normas, rotinas, tipo de abordagem ao paciente e conduta diante do acolhimento espiritual.Representantes de várias religiões aprovaram a iniciativa da direção do Hospital de Castelo de Sonhos Representantes de várias religiões aprovaram a iniciativa da direção do Hospital de Castelo de Sonhos Foto: Divulgação

“O objetivo deste projeto é promover o acolhimento espiritual ao paciente e acompanhante de forma digna, clara e humanizada. A Capelania é uma prestação de serviço religioso ministrado aos enfermos em hospitais de rede pública ou privada, garantido por leis federal e estaduais, como previsto na Constituição de 1988”, informou a presidente da Comissão de Humanização do Hospital, Thaynar Veras.

O bispo Rodrigo Alves de Oliveira, da Igreja Pentecostal Sonhos de Deus, elogiou a iniciativa e enfatizou a importância do suporte espiritual para quem está internado. “Parabenizo toda a direção do Hospital e membros da Comissão. É algo que estava precisando, e creio que vai trazer ótimos resultados. Gostei muito da forma como foi organizado. É um grande avanço para o reino e uma oportunidade de todas as denominações ajudarem os pacientes da melhor forma”, disse p religioso.
up_ag_45458_6eff954e-3c90-fef2-f516-029625f0c8d9
Para o diretor-geral do Hospital Castelo de Sonhos, Diego Carlis dos Santos, o cuidado com a saúde dos pacientes também inclui a assistência espiritual. “Sabemos que esse tipo de ação traz impactos positivos para os usuários. Ter alguém para compartilhar medos e anseios é essencial para tornar a estadia hospitalar mais agradável. Agora, os nossos pacientes terão esse suporte semanalmente, a partir da próxima semana”, adiantou o gestor.

Praticidade – Em funcionamento desde julho de 2020, o Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho tem tornado mais prática a vida dos moradores do distrito e de localidades próximas, como Cachoeira da Serra e Vila Isol, que precisavam se deslocar por até 1.100 quilômetros para chegar à sede municipal de Altamira em busca de atendimento.

Com perfil de baixa complexidade e restrito a internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados pela Atenção Básica dos municípios. O Hospital também facilita o acesso à saúde para a população que vive à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).

O Hospital Geral de Castelo de Sonhos, que integra a rede de saúde do governo do Estado, é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade oferece atendimento de Emergência e Ambulatorial, de forma referenciada, a pacientes encaminhados por meio da Regulação Estadual, Samu, Corpo de Bombeiros Militar e polícias Militar e Rodoviária.

Fonte: Ascom/Hospital de Castelo de Sonhos/ Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 15/07/2023/05:25:27

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: