Telegram dispara mensagem aos usuários contra PL das Fake News; políticos reagem
Mensagens foram enviadas pela plataforma aos usuários (Foto:Divulgação)
Plataforma alegou que projeto pretende “acabar com liberdade de expressão”
O aplicativo de mensagens Telegram disparou mensagens aos usuários, na própria plataforma, atacando o Projeto de Lei das Fake News, nesta terça-feira (9).
De acordo com o texto, se aprovado, o PL vai “acabar com a liberdade de expressão”. Nas redes sociais, vários políticos manifestaram suas opiniões sobre a atitude da plataforma.
Na última semana, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o Google e redes sociais retirassem do ar propagandas contra a proposta.
No corpo da mensagem enviada pelo Telegram, a plataforma orienta os usuários a falar com deputados e representantes políticos para impedir a aprovação do projeto.
“O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2639/2929, que foi alterado recentemente para incluir mais de 20 artigos completamente novos que nunca foram amplamente debatidos”, diz a mensagem.
“Veja como esse projeto de lei matará a internet moderna se for aprovado com a redação atual. Caso seja aprovado, empresas como o Telegram podem ter que deixar de prestar serviços no Brasil”, prossegue apresentando uma série de argumentos contra o projeto.
No twitter, ministros e deputados reagiram à atitude da plataforma. Veja:
🚨 URGENTE!!! O jogo sujo das bigtechs continua. Recebo denúncias de que o Telegram está disparando FAKE NEWS contra o PL 2630 para milhões de usuários. Essa campanha de mentiras NÃO VAI PROSPERAR. A Internet não é terra sem lei e a regulação é uma necessidade. PL 2630 SIM! pic.twitter.com/cEmpVpJrxO
— Orlando Silva (@orlandosilva) May 9, 2023
“URGENTE!!! O jogo sujo das bigtechs continua. Recebo denúncias de que o Telegram está disparando FAKE NEWS contra o PL 2630 para milhões de usuários. Essa campanha de mentiras NÃO VAI PROSPERAR. A Internet não é terra sem lei e a regulação é uma necessidade. PL 2630 SIM!”, afirmou Orlando Silva, relator do PL das Fakes News.
Inacreditável! Telegram desrespeita as leis brasileiras e utiliza sua plataforma para fazer publicidade mentirosa contra o PL2630. As medidas legais serão tomadas. Empresa estrangeira nenhuma é maior que a soberania do nosso país. pic.twitter.com/G48Jl23uKE
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 9, 2023
“Inacreditável! Telegram desrespeita as leis brasileiras e utiliza sua plataforma para fazer publicidade mentirosa contra o PL2630. As medidas legais serão tomadas. Empresa estrangeira nenhuma é maior que a soberania do nosso país”, lamentou o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta.
URGENTE! GRAVÍSSIMO! Depois do Google, agora é a vez do telegram fazer campanha difamatória contra PL das Fake News e a CÂMARA DOS DEPUTADOS!
Se o PL ñ for aprovado,ambientes como esse continuarão sendo utilizados para planejar assassinatos de crianças e professores em escolas. pic.twitter.com/Kf0Dv8OoQu
— André Janones (@AndreJanonesAdv) May 9, 2023
URGENTE! GRAVÍSSIMO! Depois do Google, agora é a vez do Telegram fazer campanha difamatória contra PL das Fake News e a C MARA DOS DEPUTADOS! Se o PL não for aprovado,ambientes como esse continuarão sendo utilizados para planejar assassinatos de crianças e professores em escolas”, escreveu o deputado federal André Janones.
Fonte e Publicado Por:Jornal Folha do Progresso em 09/05/2023/18:02:01 Com informações de Emilly Melo.
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com