Baleia que seria espiã de Putin é achada morta

image_pdfimage_print

Baleia Hvaldimir, supostamente espiã russa | Foto: AFP/Diretoria Norueguesa de Pesca/Jorgen Ree Wig

A baleia beluga Hvaldimir, supostamente espiã russa, foi encontrada morta na Noruega. Entenda a história por trás desse mamífero marinho.

ANoruega é uma região que contém várias espécies de baleias e uma delas da espécie beluga foi apelidada de Hvaldimir, é com um jogo de palavras. A inicial Hval significa baleia em norueguês, enquanto ‘dimir” faz referência ao nome do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Em 2019, o mamífero foi visto pela primeira vez no norte da Noruega, próximo a águas russas e contava com um dispositivo para fins de monitoramento. Acredita-se que a baleia poderia ser uma “espiã russa”.

Acontece que a baleia apelidada de Hvaldimir foi achada morta na baía de Risavika, no sul da Noruega. A notícia foi publicada pela empresa de radiodifusão da Noruega NRK no último sábado (30).

“Infelizmente, encontramos Hvaldimir boiando no mar. Ele [era uma baleia do sexo masculino] morreu, mas não está clara ainda a causa da morte”, disse Sebastian Strand, que é biólogo marinho e monitorava a baleia pela ONG Marine Mind, em entrevista à NRK. O corpo do mamífero será examinado.

O mamífero que pesava mais de 1.200 kg e com 4.2 metros de comprimento, tinha uma coleira acoplada que lembrava uma pequena câmera e uma marca com a expressão “equipamento de São Petersburgo” – o que fez com que passassem a achar que se tratava de uma “baleia espiã”. A Marinha da Rússia é conhecida por já ter treinado golfinhos para fins militares.

De acordo com Strand, em entrevista à NRK, a suposta “baleia espiã” foi vista várias vezes em águas norueguesas e gostava de interagir com as pessoas.

Fonte: UOL e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 02/09/2024/15:08:11

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: