Cientistas descobrem planeta com temperaturas de 4300ºC

image_pdfimage_print

O planeta descoberto é mais quente que a maioria das estrelas

Cientistas descobriram que o planeta gasoso KELT-9b, localizado a 650 anos-luz da Terra, na constelaçã Cisne, tem temperaturas extremas que chegam a 4,3 mil graus Celsius. Ele é considerado mais quente que a maioria das estrelas.

Segundo explica O Globo, a temperatura das estrelas varia entre 2,1 mil graus Celsius e mais de 100 mil graus Celsius, mas a maioria delas têm temperaturas entre 2,1 mil graus Celsius e 3,4 mil graus Celsius. O nosso Sol tem temperatura de 5,5 mil graus Celsius.

O KELT-9b também possui outras características inéditas: o planeta tem 2,8 vezes mais massa que Júpiter, mas apenas metade de sua densidade, porque a radiação extrema fez sua atmosfera expandir como uma bexiga de ar.

“É um planeta como qualquer outro pelas definições típicas baseadas na massa, mas sua atmosfera é diferente da de qualquer outro planeta que já vimos por causa da temperatura no seu lado iluminado”, explicou Scottt Gaudi, professor de Astronomia na Universidade Estadual de Ohio e líder do estudo publicado na revista “Nature”.

A estrela que orbita esse planeta, a KELT-9, também tem temperaturas elevadas, sendo duas vezes maior e mais quente que o nosso Sol. “A KELT-9 erradia tanta radiação ultravioleta que ela deve evaporar completamente o planeta “, disse Keivan Stassun, professor de Astronomia na Universidade Vanderbilt e coautor do estudo.

Além disso, o KELT-9b pode ser engolido pela estrela, caso ela se expanda.

“A KELT-9 inchará para se tornar uma estrela gigante vermelha em cerca de um bilhão de anos”, disse Stassun.

Fonte: Notícias ao minuto.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: