CPF passa a ser o único registro de identificação; entenda a mudança

image_pdfimage_print

Paraenses aprovam uso do CPF como único registro geral no Brasil (Foto:Divulgação)
Cidadãos e entidades paraenses aprovam medida que coloca o CPF como único registro geral no Brasil

Lei já está em vigor, mas órgãos e entidades têm prazos estendidos para se adaptar

Em poucos meses, é o número do CPF que passará a figurar em todos os sistemas e cadastros dos brasileiros
Já está em vigor, desde a última quarta-feira (11), a Lei 14.534/2023, que coloca o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como o único número do registro geral (RG) no Brasil. Com isso, em alguns meses, é apenas esse número que vai figurar em todos os documentos, cadastros e registros dos cidadãos brasileiros. Para os setores que trabalham diretamente com o atendimento ao público no Pará, a medida deve facilitar as transações do dia a dia.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA), Sebastião Campos, aprova a iniciativa. Para ele, não se trata de eliminar os demais documentos, mas, de facilitar o acesso aos serviços públicos, por exemplo. “Compreendemos que haverá redução da burocracia, agilidade no acesso aos serviços e informações públicas e, consequentemente, redução de tempo e economia na expedição de determinadas certidões, o que, de certa forma, também vai influenciar positivamente o setor empresarial”, apontou.

Para Campos, no entanto, o setor empresarial precisará ficar mais atento à Lei de Proteção de Dados (LGPD). “As preocupações e os cuidados que os empresários do comércio tinham antes vão permanecer, como solicitar o número do CPF nos casos em que realmente for necessário. Essas preocupações também foram reduzidas na medida em que os estabelecimentos se adequaram à LGPD e já disponibilizaram sua política de privacidade para os consumidores”, completou.

Por meio de nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunicou que também é favorável à medida. A entidade ressaltou que “a nova legislação facilitará a vida dos cidadãos brasileiros ao permitir que, com um único número de identificação, possam ter acesso a serviços públicos. Para os bancos, a medida acelera os processos de verificação documental dos clientes, que hoje é feito em 26 Estados e no Distrito Federal, ao serem confrontados em uma única base”.

O eletricista José Evaldo Souza, de 62 anos, diz que não vê a hora de poder usar apenas o CFP para resolver as questões do cotidiano. “No meu caso, estou começando a me preparar para me aposentar e, com essa medida, vou reduzir muito a quantidade de documentos que precisarei apresentar ao INSS. Vai facilitar muito, sem dúvida”, argumentou.

Embora a lei já esteja em vigor, órgãos e entidades terão o prazo de 12 meses para adequarem sistemas e procedimentos de atendimento aos cidadãos e 24 meses para que tenham que os cadastros e as bases de dados estejam operando com esse novo modelo.

Por:Jornal Folha do Progresso em 14/01/2023/07:34:26 com informações do Portal O Liberal

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: