Criança e homem desaparecidos há 3 dias na Amazônia construíram jangada e desceram rio do AP por 2 horas até serem resgatados

image_pdfimage_print

Militares participaram das buscas que encerram neste domingo (7) — Foto: Internet/Reprodução

Numa região de mata fechada da Amazônia, no município de Mazagão, após saída para retirar madeira, Ruan Barros de 12 anos, e Fábio Júnior, de 35 anos, ficaram desaparecidos durante três dias. Mesmo em meio às fortes chuvas que atingiram o Estado na última sexta-feira (5) e sábado (6), a dupla foi encontrada após construir uma jangada e descer rio abaixo neste domingo (7).

Ambos eram vizinhos e estavam acampados desde terça-feira (2) numa área que fica há três horas da comunidade vila de Pancada do Camaipi. O pai da criança estava em outro acampamento na mata e, quando notou a demora, acionou outros moradores e os militares.

Clique AQUI e assista ao Vídeo
O local que era usado como base de apoio para deixar a madeira, fica às margens do rio Camaipi, já a região onde os dois foram retirar madeira só é possível ser adentrada a pé.

Imagem área do Rio Camaipi, em Mazagão — Foto: Internet/Reprodução
Imagem área do Rio Camaipi, em Mazagão — Foto: Internet/Reprodução

Segundo a prima da criança, Geane Almeida, essa foi a primeira vez que Ruan foi acompanhar esse tipo de trabalho. Mas, Fábio, era experiente em caçada na mata.

Em conversa com o g1, a prima de Ruan contou que, durante a caminhada até o ponto de retirada de madeira, a dupla se distraiu com um animal que passou na floresta. Neste momento, eles resolveram empreender a caçada ao bicho, foi quando se perderam e não retornaram à base do acampamento.

    “Eles tentavam se proteger da chuva porque estava chovendo muito […] Depois de três dias, conseguiram encontrar outro rio muito acima do rio que eles estavam – onde era o acampamento-, mas não tinha nenhuma casa às margens. Foi aí que eles construíram uma jangada e desceram esse rio por duas horas”, detalhou.

Ela contou ainda que, após esse tempo, eles enfim encontraram uma casa ribeirinha, nesse local eles foram acolhidos por uma família que os alimentaram, já no domingo (7).

Além dos militares, moradores da comunidade também estavam empenhados nas buscas. Os militares estavam buscando no rio Camaipi, local de origem da dupla.

O pai de Ruan, que também costuma ir à mata e conhece a região, então resolveu, no domingo, descer cerca de cinco horas – a partir do descolamento da vila de Pancada do Camaipi – abaixo em busca dos desaparecidos.

Após uma longa jornada, o pai os encontrou na casa dos moradores que acolheram a dupla.

    “Meu tio só o abraçava […] eu consegui fazer uma chamada de vídeo e aqui – em Mazagão- e minha mãe só chorava, porque ela praticamente o criou ”, relembrou.

Após três dias desaparecidos criança e homem são encontrados
Os bombeiros confirmaram que os desaparecidos estavam bem, sem sinais de mal-estar, desidratação, fraqueza, dificuldade em andar ou confusão na fala. Sendo assim, foram liberados para se deslocarem até suas residências.

Fonte: G1AM  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/01/2024/08:04:26

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: