Equatorial Pará alerta para perigos na rede elétrica em período de queimadas

image_pdfimage_print

Distribuidora de energia dá dicas para evitar acidentes com a rede elétrica.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pará registrou o pior índice de queimadas do Brasil, no período de janeiro a outubro de 2023. Por isso, a Equatorial Pará reúne dicas para que seus clientes saibam quais cuidados devem ser adotados com a rede elétrica em caso de queimadas.

A queimada próxima da rede elétrica danifica as estruturas e cabos condutores, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes da região. Além disso, um dos grandes perigos é que, ao serem partidos, os cabos podem continuar energizados e gerar curtos-circuitos ou descarga elétrica caso ocorra o toque.

Também é possível que o cabo partido aumente o incêndio ou crie um novo foco e é necessário lembrar que nem todos os tipos de chama devem ser apagadas com água, por isso, a principal dica é que, em caso de incêndio, deve-se acionar os bombeiros e, em caso de falta de energia, posteriormente, a Equatorial Pará.

Vale ressaltar que provocar queimadas, tanto em área rural quanto urbana, é crime passível de 1 a 4 anos de reclusão, além de gerar multa para quem realizar esse tipo de prática. Se atingir a rede elétrica, o fogo pode chegar a vários metros de fios energizados, o que pode aumentar consideravelmente o tempo do fornecimento de energia elétrica interrompido.

Segundo Eder Carvalho, Executivo de Segurança da Equatorial Pará, é muito importante que os clientes contribuam para a segurança.

“Principalmente neste período em que as queimadas aumentam, os consumidores podem e devem denunciar focos de incêndio, além contatar imediatamente os bombeiros e, no caso de ocorrências com a rede elétrica, a Equatorial Pará. Também é recomendado que jamais interfiram nesse cenário, pois oferece risco à vida”, destaca Eder.

 

Confira mais dicas para evitar acidentes com queimadas:

 

  • Não jogar pontas de cigarro próximas às vegetações ou às margens de rodovias;
  • Não queimar lixos em qualquer cenário
  • Não acender fogueiras, principalmente próximas à rede elétrica  e/ou vegetações.
  • Fonte: Equatorial Pará Foto:Reprodução e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/11/2023/10:41:22

    Notícias gratuitas no celular

    O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

    *     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

    Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

    Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
    “Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
    Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

    https://www.folhadoprogresso.com.br/melhores-estrategias-para-ganhar-seguidores-no-instagram/

%d blogueiros gostam disto: