Executivo suspeito de chefiar máfia dos cambistas se entrega

image_pdfimage_print

Foragido desde quinta-feira, executivo inglês se apresentou com o advogado no Tribunal de Justiça

Ex-diretor da Match Service, o inglês Raymond Whelan se entregou à Justiça, na tarde desta segunda-feira. Acompanhado de seu advogado, Fernando Fernandes, ele se apresentou à desembargadora Rosita Maria de Oliveira Netto, da 6ª Câmara Criminal, relatora do processo contra ele. Whelan, que é acusado pela polícia de chefiar uma quadrilha internacional de cambistas, estava foragido desde quinta-feira, quando foi expedido mandado de prisão preventiva contra ele.

De acordo com a nota divulgada pelo Tribunal de Justiça do Rio, ele está na carceragem do TJ. A polícia informou que o ex-diretor será transferido para a carceragem da Polinter, na Cidade da Polícia.
Policiais da 18ª DP (Praça da Bandeira) agora investigam a participação de um membro da CBF e um DJ da Zona Oeste no esquema milionário de cambismo e venda de ingressos para a Copa do Mundo. Policiais que desarticularam a quadrilha que comercializava ingressos de cortesia e de hospitalidade tentam, através das escutas autorizadas pela Justiça, identificar as duas pessoas. Eles seriam objetos e peças de um novo inquérito, instaurado pelo delegado Fábio Barucke, em que sete outras pessoas são suspeitas de participação na quadrilha.
No caso do DJ da Vila Vintém, a polícia investiga se ele seria o responsável por passar para Mohamadou Lamine Fofona ingressos de cortesia fornecidos pela Fifa para escolas a região. Nas interceptações telefônicas, o franco-argelino Lamine Fofana aparece falando com alguém que não vai à Vila Vintém e manda outra pessoas pegar os bilhetes. Em outras ligações, Lamine Fofana falaria ao telefone com um integrante da CBF negociando os bilhetes que são entregues à confederação como cortesia. A polícia ainda tenta identificar quem seria essa pessoa.
Policiais da 18ª DP (Praça da Bandeira) ouviram, na manhã desta segunda-feira, o depoimento de um funcionário do Copacabana Palace que aparece nas imagens no momento em que o empresário inglês e ex-diretor da Match Service Raymond Whelan deixou o hotel pela porta lateral. Em depoimento, o funcionário, que não teve seu nome divulgado pela polícia, disse que qualquer pessoa hospedada no local, principalmente celebridades, ou quem não quer assédio da imprensa ou de populares, pode pedir para sair pela porta lateral. O funcionário alegou que não sabia que contra o hóspede, que já era conhecido no hotel, havia um mandado de prisão.
Nesta terça-feira, policiais devem ouvir o depoimento de um gerente do Copacabana Palace. A polícia instaurou um inquérito para apurar a fuga de Raymond Whelan. O advogado do britânico, Fernando Fernandes, também é suspeito de favorecimento.
A polícia requisitou imagens de câmeras externas do Copacabana Palace para tentar identificar o carro que ajudou na fuga de Raymond Whelan e do advogado. Além das imagens externas do hotel, foram pedidas as gravações feitas por câmeras da CET-Rio e de prédios da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, onde o empresário inglês foi fotografado em um ponto de ônibus acompanhado do advogado minutos antes de a polícia chegar ao hotel para cumprir um mandado de prisão preventiva concedida pela Justiça.
O inglês é acusado de chefiar um grupo de cambistas que comercializava ingressos de cortesia e hospitalidade para a Copa do Mundo. Ex-diretor da Match Service, única empresa credenciada para vender ingressos para o Mundial, Raymond Whelan está foragido desde a última quinta-feira, quando foi expedido mandado de prisão preventiva por atuar na quadrilha.
Nos últimos dias, a polícia foi a vários endereços onde o britânico poderia estar hospedado. Um dos endereços, um apartamento alugado pela Match no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, foi alvo de operações da polícia na manhã desta segunda-feira, mas o empresário não foi encontrado no local.
Foto: O Globo

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 / (093) 84046835 (Claro) e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: