Exército aplica golpe no garimpo ilegal em operação do Comando Militar da Amazônia na Operação Ágata

image_pdfimage_print

Imagem Ilustrativa: Infantaria de Selva do Exército – Foto: Flickr/Exército  –  As Forças Armadas do Brasil, coordenadas pelo Ministério da Defesa, intensificaram o combate a crimes ambientais e transfronteiriços na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru com a Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara.

Esta operação, que envolve a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, tem o objetivo de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira e coibir atividades ilícitas na região.

No dia 7 de maio, uma significativa apreensão foi realizada pelo 2º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro durante a operação. A equipe encontrou uma embarcação transportando dinheiro em espécie, ouro, drogas ilegais e munições. No mesmo dia, duas dragas usadas no garimpo ilegal foram identificadas e inutilizadas em um eixo do rio Içá.

A atuação do Comando Conjunto Uiara envolve ações de patrulhamento, inspeção naval e patrulha aérea, terrestre e naval. As operações são realizadas em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais, como a ABIN, a FUNAI, o IBAMA, a Polícia Federal e outros.

Operação Ágata apreende material de garimpo ilegal na Amazônia – Foto Reprodução/EB
Operação Ágata apreende material de garimpo ilegal na Amazônia – Foto Reprodução/EB

Além das ações de combate aos crimes, a Operação Ágata também engloba ações de apoio às comunidades ribeirinhas e indígenas.

O Navio de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz, da Marinha do Brasil, tem realizado atendimentos médicos, odontológicos, laboratoriais, de enfermagem, distribuição de medicamentos e vacinação para as comunidades indígenas da região de Tabatinga (AM) e para as comunidades de Lago Grande, Tambaqui e Irari, em Atalaia do Norte (AM).

Fonte: Exército/ Publicado Por:Jornal Folha do Progresso em 11/05/2023/15:34:38

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: